Topo

Chuva fecha aeroporto Santos Dumont e derruba árvores no Rio de Janeiro

Chuva e vento derrubam árvore na esquina das ruas Guilhermina Guinle e São Clemente, em Botafogo - ERBS/Frame/Estadão Conteúdo
Chuva e vento derrubam árvore na esquina das ruas Guilhermina Guinle e São Clemente, em Botafogo Imagem: ERBS/Frame/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

17/05/2013 10h27Atualizada em 17/05/2013 14h26

A forte chuva que caiu no Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (17), provocou o fechamento do aeroporto Santos Dumont, na zona sul da cidade, para pousos (às 6h45) e decolagens (às 6h15). Até as 14h30, a situação ainda não havia sido normalizada. A chuva também derrubou árvores em diversos pontos da cidade.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, os voos do Santos Dumont estão sendo redirecionados para o aeroporto Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na zona norte, que opera com o auxílio de instrumentos desde 4h30. Até a manhã desta sexta-feira (17), pelo menos 11 voos haviam sido deslocados do Santos Dumont para o Galeão.

De acordo com a Infraero, dos 57 voos programados para o Santos Dumont, houve 17 atrasos e 11 cancelamentos. Nove voos estão atrasados no momento.

Ventos derrubaram duas árvores em Botafogo, na zona sul, segundo o Centro de Operações, e mais três em bairros da zona norte (Vila Isabel, Tijuca e Penha), de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Em Botafogo, há uma interdição entre as ruas Guilhermina Guinle e Voluntários da Pátria, e na rua São Clemente, para facilitar o trabalho de remoção. Há congestionamento na região. A outra árvore caiu na rua da praia de Botafogo, nas proximidades do Botafogo Praia Shopping, porém não gerou transtornos.

O Centro de Operações informou que a queda da árvore na rua Voluntários da Pátria acabou danificando o semáforo da via, e recomenda que os motoristas redobrem a atenção.

Em nota, a Light, concessionária que administra o fornecimento de energia elétrica no Rio, afirmou que duas árvores caíram em Santa Teresa, nas ruas Almirante Alexandrino e Dom Joaquim Mamede, respectivamente.

Falta de energia

A empresa confirmou quedas de luz em trechos dos bairros de Jacarepaguá e Campo Grande, na zona oeste, e Bonsucesso, na zona norte, além de trechos de de bairros nas cidades de Nova Iguaçu e Mesquita, na Baixada Fluminense. Às 14h, o fornecimento já havia sido normalizado Em Campo Grande, Bonsucesso e Mesquita.

A chuva provocou ainda um leve deslizamento de pedras na estrada das Furnas, na altura do nº 3.800, no Alto da Boa Vista, na zona norte. A via foi liberada após a retirada do sedimento, mas o tráfego no local é intenso. Há focos de congestionamento até a região do Itanhangá.

Os motoristas também devem ter atenção com um grande bolsão d'água que se formou na pista lateral da avenida Presidente Vargas, no centro, no sentido da avenida Francisco Bicalho, altura da estação de metrô Cidade Nova. Agentes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos estão no local a fim de escoar o acúmulo de água.

Segundo a Supervia, concessionária que administra o transporte ferroviário no Estado, a chuva provocou uma queda de luz na estação Saracuruna, o que atrasou a operação por aproximadamente 20 minutos. A circulação foi normalizada às 9h. Já o MetrôRio informou que não houve registro de problemas em relação ao metrô da capital fluminense.