Topo

Operação prende chefe de inteligência do Denarc em SP

Fabiana Marchezi e Gil Alessi

Do UOL, em São Paulo e em Campinas

15/07/2013 09h56Atualizada em 15/07/2013 17h21

Uma operação do Ministério Público de São Paulo e da Corregedoria da Polícia Civil cumpre nesta segunda-feira (15)  treze mandados de prisão contra policiais do Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico) em São Paulo e em Campinas (a 93 km da capital do Estado).

Segundo informações preliminares, investigadores e delegados são suspeitos de cobrar uma anuidade entre R$ 200 mil e R$ 300 mil dos traficantes do bairro São Fernando para facilitar o tráfico, além de uma mensalidade cujo valor ainda não foi divulgado. Alguns deles teriam ainda alertado os criminosos sobre operações da polícia.

O diretor técnico do Serviço de Inteligência e Informações do Denarc, Clemente Calvo Castilhone Junior, foi detido durante a manhã. O advogado do suspeito, João Batista Augusto Junior, disse que não foi informado sobre as razões da prisão temporária de seu cliente. 

Em 2011, Castilhone participou de uma audiência pública de relançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Outros cinco policiais já foram presos durante a manhã, incluindo outro delegado que não teve o nome divulgado.

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na sede da Denarc, em São Paulo, e no 10º Distrito Policial de Campinas.  

Promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado ) de Campinas investigam o caso desde o ano passado. Entre as provas contra os suspeitos estão conversas telefônicas interceptadas com autorização da Justiça.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que "não compactua com qualquer tipo de desvio por parte dos policiais da instituição", e que a corregedoria "já adotou todas a providências legais cabíveis, instaurando procedimentos para apurar a conduta individual de cada policial envolvido na investigação."

No final de junho, um traficante colombiano denunciou um esquema de corrupção no Denarc. Sete agentes da unidade foram presos.

Colombiano denuncia esquema de corrupção no Denarc