Topo

Trânsito: CET instala faixa reversível para ônibus na ponte do Piqueri, na zona oeste de SP

Do UOL, em São Paulo

28/07/2013 06h00

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar, a partir desta segunda-feira (29), uma faixa reversível para ônibus na pista do sentido centro (Lapa) da ponte do Piqueri que, das 17h às 20h de segunda a sexta-feira, terá uma faixa que vai operar em direção ao bairro.

A reversível terá um extensão total de 380 metros. A ponte do Piqueri fica na Lapa, sobre a marginal Tietê, ligando as avenidas General Edgar Facó e Ermano Marchetti, na zona oeste da cidade.

Como vai funcionar

A faixa da esquerda da ponte do Piqueri no sentido centro será reservada com cones para acomodar a reversível, destinada exclusivamente aos ônibus, entre as proximidades das ruas da Balsa e Professor Suraia Aidar Menon, um percurso de 380 metros de comprimento.

Com a reversível ativa, no período das 17h às 20h, a pista no sentido centro, Lapa,  funcionará com duas faixas de rolamento, enquanto a do sentido bairro vai operar com quatro faixas, sendo uma delas a reversível exclusiva aos ônibus. Portanto a circulação de táxis é proibida pela nova reversível.

Segundo a CET, a medida visa atender aos ônibus com destino ao terminal de Pirituba e às avenidas General Edgar Facó e Fuad Lutfala. Para os ônibus com destino à Freguesia do Ó, com acesso pela rua Paula Ferreira, não haverá alterações, devendo estes seguirem fora da faixa reversível.

No pico da tarde, circulam em média 150 ônibus por hora na pista sentido Piqueri da ponte, num total de 27 linhas que passam sobre a ponte, transportando aproximadamente 250 mil passageiros por dia útil.

A CET recomenda atenção redobrada aos motoristas nos metros finais da avenida General Edgar Facó, no sentido centro, na altura da Parada Piqueri, pois neste trecho os ônibus que circulam pelo corredor exclusivo serão deslocados para a faixa central. Pela manhã, a faixa reversível já é ativada normalmente no sentido centro.

Serão instaladas placas alertando os motoristas sobre a nova faixa reversível. As placas contêm dizeres como "Só ônibus na reversível de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h" e "40 km/h", impondo a velocidade máxima permitida na faixa reversível durante sua ativação.