Topo

Ônibus despenca de viaduto na Baixada Fluminense e deixa seis mortos e 34 feridos

Acidente com ônibus em Itaguaí, município da Baixada Fluminense, provocou mortes e deixou feridos - Antônio Luis/Futura Press
Acidente com ônibus em Itaguaí, município da Baixada Fluminense, provocou mortes e deixou feridos Imagem: Antônio Luis/Futura Press

Do UOL, no Rio*

07/08/2013 19h02Atualizada em 07/08/2013 23h29

Um ônibus despencou de um viaduto na noite desta quarta-feira (7), em Itaguaí, na Baixa Fluminense, segundo informações do batalhão da Polícia Militar em Queimados (24º BPM). De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas morreram. Segundo os bombeiros, pelo menos 34 pessoas ficaram feridas -- entre essas, 21 foram levadas para o hospital municipal São Francisco Xavier e oito estão no Hospital Pedro 2º, em Santa Cruz, zona oeste do Rio. Chegou a ser divulgado o número de sete mortos e 30 feridos, mas ele foi retificado.

Segundo a Prefeitura de Itaguaí, 16 pessoas estão internadas em estado grave.

O veículo seria, de acordo com a PM, da empresa Viação Itaguaí. O viaduto no qual houve a tragédia é conhecido como "Tobogã", e está situado na avenida Prefeito Isoldackson Cruz Brito, no bairro Brisa Mar. O ônibus que caiu era da linha Itaguaí-Mazomba.

O coronel do Corpo de Bombeiros José Santana Mateus, que coordena a ação de socorro, disse à rádio "Band News" que um fotógrafo caiu do viaduto quando registrava o acidente. Ele foi levado a um hospital da região, disse o bombeiro.

O coletivo seguia em direção ao bairro de Coroa Grande. Ao despencar do viaduto, o ônibus teria caído sobre uma estrada de ferro, segundo a versão inicial da PM. Agentes da delegacia de Itaguaí (50ª DP) já foram acionados para realizar a perícia no local.

Foram mobilizados para o trabalho de resgate pelo menos 15 veículos do Corpo de Bombeiros, além de ambulâncias e carros do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Militares de Mangaratiba e do Destacamento do Distrito Industrial também atuam no socorro.

Acidentes nesta semana

Trinta e seis pessoas ficaram feridas em um acidente entre três ônibus no sistema de transportes BRT Transoeste, terça-feira (6). Um dos veículos não freou e bateu nos outros dois, que estavam parados no semáforo vermelho. Só uma das vítimas continuava internada, mas passava bem.
 
Às 10 horas desta quarta, outro acidente aconteceu no corredor exclusivo. Um motociclista foi atingido por um ônibus, na altura da estação Bosque da Barra. 
 
De acordo com a prefeitura, ele fez uma conversão irregular e invadiu a pista do corredor exclusivo. Entre julho e novembro de 2012, acidentes nesse corredor exclusivo causaram seis mortes. Desde junho, pelo menos oito pessoas morreram por colisões e atropelamentos no BRT Transoeste.

 

Outro caso com mortes

Em abril, um ônibus da linha 328 (Castelo-Bananal), da Viação Paranapuan, procedente da Ilha do Governador que seguia em direção ao centro do Rio, sofreu um acidente por volta das 16h30 desta terça-feira (2), no viaduto Brigadeiro Trompowski, altura da Ilha, na zona norte, quando caiu na avenida Brasil, matando sete pessoas.

*Com Estadão Conteúdo e Band