Topo

"Estou seguindo a minha religião", diz muçulmano de 11 anos

Glória Safaid Fares, 40, e o filho Tarek Fares, 11, que faz jejum durante o Ramadã, o mês sagrado para os muçulmanos, mesmo não sendo obrigado - Simon Plestenjak/UOL
Glória Safaid Fares, 40, e o filho Tarek Fares, 11, que faz jejum durante o Ramadã, o mês sagrado para os muçulmanos, mesmo não sendo obrigado Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

07/08/2013 06h00

Crianças de até 14 anos --assim como idosos, doentes e mulheres grávidas ou que estejam amamentando-- não estão obrigadas a jejuar durante o Ramadã, o mês sagrado do islamismo. A partir dos 7 anos de idade elas podem tentar fazer o jejum se quiserem, durante meio período, por exemplo, mas não há uma obrigação.

A rotina dos pais, no entanto, desperta interesse. Glória Safaid Fares, 40, conta que o filho caçula, Tarek Fares, 11, decidiu por conta própria acompanhar a família no jejum. “Ele quebrou o jejum em apenas seis dias neste Ramadã”, conta Glória, dizendo ainda que Tarek tentou manter a tradição mesmo em dias em que havia prática de esportes na escola.

Tarek diz que, para continuar firme no jejum, evita sair para o recreio no colégio. “Meus amigos perguntam por que eu não saí, e eu respondo que é porque todo mundo estaria comendo e eu poderia ficar com vontade. Eles entendem”, afirma. “Jejuar significa que eu estou seguindo a minha religião, como qualquer pessoa”, resume Tarek.

Para Glória, o segredo é não obrigar. ”Não podemos obrigar. Cabe às mães orientar. Incentivar a criança a jejuar poucas horas, como um treino, é o adequado”, diz.

A professora de alemão Heba Sahnoud, 37, que saiu do Egito há três anos para vir ao Brasil com o marido diplomata e as duas filhas, conta que as meninas aproveitaram que estavam de férias para jejuar com os pais --mas apenas por algumas horas. “As crianças queriam participar de alguma forma. Então fizemos uma decoração em casa, como é tradição no Egito, onde as ruas ficam todas enfeitadas”, conta.

Para Heba, a melhor forma de iniciar as crianças no Ramadã é a partir da abordagem de que devemos nos “sentir na pele dos pobres”.

A filha mais velha do casal, Doha Abdel Ghany, 9, parece ter compreendido a lição. Questionada sobre o porquê de seu jejum, responde: “O jejum serve para aprender que a gente tem que ajudar os pobres. Nós temos muita comida, então temos que aprender como é para ajudar."

Durante o Ramadã --o nono mês do calendário islâmico (lunar)--, os muçulmanos não podem comer nem beber entre o nascer e o pôr do sol. Neste ano, o mês sagrado começou no dia 10 de julho e terminará nesta quinta-feira (8).