Topo

Internos fazem rebelião e mantêm 12 reféns em unidade da Fundação Casa em SP

Do UOL, em São Paulo

12/08/2013 10h20Atualizada em 12/08/2013 13h30

Internos de uma unidade da Fundação Casa (antiga Febem) da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, realizam uma rebelião com 12 reféns desde as 9h desta segunda-feira (12). Homens da Tropa de Choque da Polícia Militar entraram, por volta das 12h10, na unidade

De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação, os internos se rebelaram após uma tentativa de fuga que foi frustrada por funcionários. Além de manter parte deles reféns, os rebelados também atearam fogo em colchões.

Ainda segundo a assessoria, a superintendência de segurança e a corregedoria já estão no local para tentar uma negociação com os internos. Não há ainda confirmação de quantos jovens estão rebelados --a assessoria da Fundação Casa informou que somente em uma sindicância, depois de encerrada a situação, isso poderá ser definido.

A capacidade da unidade da Vila Leopoldina é de até 150 internos, mas, atualmente, está com cem.

Última rebelião tem menos de um mês

A última rebelião registrada em uma unidade da Fundação Casa havia sido no dia 18 do mês passado, quando 17 funcionários da unidade Tapajós, em Franco da Rocha (Grande SP), haviam sido mantidos reféns pelos internos. Três deles se feriram.

Na ocasião, o motim durou cerca de três horas. A superintendência de segurança e a corregedoria da fundação negociaram com os adolescentes para que se entreguassem e libertassem os reféns. A unidade Tapajós da Fundação Casa tem 92 internos.