Topo

Após denúncia anônima, polícia encontra bebê roubado em Santa Bárbara d'Oeste (SP)

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Santa Bárbara d'Oeste

22/08/2013 17h53Atualizada em 23/08/2013 00h31

A Polícia de Santa Bárbara d´Oeste encontrou, por volta das 17h desta quinta-feira (22), o bebê que foi roubado da mãe na noite de terça-feira (20) dentro de um shopping da cidade. O bebê, de 22 dias, estava em uma casa no Centro da cidade onde, segundo a polícia, funcionava uma casa de tarô.

Junto com a criança, os policiais encontraram a suspeita de ter roubado o bebê, que foi presa, além de outras seis pessoas. Além da suspeita de roubar a criança, outras três pessoas foram detidas e três foram liberadas após serem ouvidas pela delegada. A mulher que roubou - Angela Nicoliche, 50 - e outras duas envolvidas, as irmãs Elisabete Nicolete, 43, e Aparecida Marta Nicolete, 37, que são primas de Angela, foram detidas e presas por sequestro e cárcere privado. Elas estão na cadeia pública da cidade. Em depoimento, elas disseram que pretendiam criar a criança.

A equipe da polícia localizou a casa das suspeitas após denúncia de dois taxistas que faziam corridas para Angela desde o fim do ano passado. Chegando ao local, os policiais visualizaram a suspeita com a criança no colo e, após abordar a mulher, entraram na casa, com autorização.

Lá, eles pediram a certidão de nascimento da criança, que Angela não tinha. Questionada, ela entrou em contradição e, em vistoria no local, as autoridades acharam uma peruca e lentes de contato supostamente utilizados pela suspeita na noite em que roubou o menor.

Detidas, elas foram levadas à delegacia e acabaram reconhecidas tanto pela mãe da criança, de 15 anos, quanto pela avó paterna, Solange Barbosa, 34. Após prestar depoimento, a mãe e o bebê foram levadas à Hospital Santa Bárbara. No hospital, o recém nascido, que tem problemas cardíacos, passou por exames, que não constataram problemas.

Segundo a defesa da suspeita, a mãe teria dado o filho, por vontade própria, para que ela criasse. A hipótese foi negada pela menor.

Bebê havia sido roubado em shopping da cidade

A criança havia sido roubada na noite de terça-feira (20), em um shopping de Santa Bárbara d'Oeste. A mãe dele, de 15 anos, foi drogada pela suspeita, que havia se aproximado dela durante a gravidez e ganhado a confiança da adolescente. O nome da mulher presa ainda não foi divulgado pela polícia, que apura, ainda, se ela agiu sozinha.

Bebê sequestrado no Rio é devolvido ao pai

"Ela ganhou minha confiança. Para mim, ela tinha um coração de anjo. Pagou exames, me ajudou na gravidez. Só pensava coisas boas dela", disse a menor, na última quarta-feira (21), sobre a relação com a mulher, que se identificou para ela como Márcia.

A polícia trabalha com a hipótese, baseada em relatos de testemunhas, que a suspeita chegou a manter conversas com pessoas em outro idioma. Para as autoridades, isso poderia indicar que a criança poderia estar sendo negociada através de tráfico internacional de pessoas. A investigação irá apurar essa questão.