Topo

Centro de Toxicologia de Santa Catarina confirma que fumaça de explosão é tóxica

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo*

25/09/2013 16h59Atualizada em 25/09/2013 18h15

A toxicologista Marlene Zannin, supervisora do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT), órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado, confirmou que a fumaça gerada pela explosão em um depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul (189 km de Florianópolis) é tóxica. A toxicologista afirmou, no entanto, que não é preciso haver “pânico” entre a população.

Cidade fica a 189 km da capital

  • Arte/UOL

Mais cedo, o secretário de Defesa Civil do Estado, Milton Hobus, disse, em entrevista a jornalistas, não se tratar de um “gás tóxico”, e sim “um gás oxidante”. A supervisora do CIT o contradiz. “Existe fumaça que não seja tóxica? Não existe gás ou fumaça que não sejam tóxicos”, afirmou Zanin, em entrevista por telefone ao UOL.

“Não é uma fumaça para causar pânico na população, mas em alguns casos pode causar irritação ocular, nas mucosas, provocar náuseas e vômitos. Não é uma nuvem extremamente tóxica, que obrigue a esvaziar a cidade, mas há o risco”, disse.

Segundo a médica, a população vizinha ao depósito, que já foi retirada pela Defesa Civil, estava sujeita a riscos maiores. O restante da população deve manter as janelas fechadas, utilizar as máscaras fornecidas pelo governo e não ficar exposta à fumaça. Aquele que sentir náuseas, dor de cabeça, mal-estar, entre outros sintomas, deve procurar um médico.

De acordo com a toxicologista, a fumaça é composta por três elementos principais: nitrato de amônia, difosfato de amônia e cloreto de potássio. Zannin disse que os três elementos oferecem riscos à saúde apenas se inalados em grandes quantidades.

O nitrato de amônia, em contato com o sangue, pode oxidar o ferro presente no sangue e formar a metahemoglobina, que dificulta a circulação de oxigênio e pode até levar o paciente à morte, segundo a médica. O difosfato de amônia causa irritação da pela, do trato respiratório, dos olhos e pode provocar crises respiratórias em asmáticos. “A amônia, em si, já é tóxica.”

Já o cloreto de potássio é “muito tóxico”, diz Zannin, se ingerido via oral ou se for injetado, mas não apresenta grandes riscos se for inalado. A toxicologista afirmou ainda que a fumaça pode ter resíduos de cianeto, que pode provocar danos graves se inalado em ambientes fechados.

O pneumologista Humberto Bogossian, do hospital Albert Einstein de São Paulo, disse que estão sujeitos a problemas mais graves os que ficaram expostos à fumaça no momento da explosão. “Para o restante da população o risco é menor porque a fumaça se dispersa no ar.”

A inalação da fumaça, segundo Bogossian, pode provocar a deposição de partículasno pulmão, o que pode causar irritação nos brônquios, nas vias áreas, causando tosse e dificuldades para respirar, em especial para quem tem bronquite. Caso os sintomas estejam agudos, Bogossian recomenda procurar um médico.
 

Vídeo publicado na internet mostra coluna de fumaça em SC

Governador fala em fumaça 'moderadamente tóxica'

Em visita à São Francisco do Sul, o governador Raimundo Colombo (PSD) afirmou que a fumaça “é moderadamente tóxica”. “Sua aparência amarela e densa assusta, intimida. Contê-la pode levar ainda algumas horas”, afirmou.

O prefeito Luiz Roberto de Oliveira (PT) disse que decretou situação emergência ambiental na cidade. Tropas do Exército do quartel de Joinville e da Polícia Militar reforçaram o policiamento na área evacuada para proteger o patrimônio das pessoas que fugiram da fumaça.

O prefeito disse que apesar das garantias da Defesa Civil de que a fumaça não é perigosa, ele ainda não recomenda aos moradores que voltem. "Vamos esperar baixar a fumaça.”

*Com informações de Renan Antunes de Oliveira, em Florianópolis (SC)