Topo

Incêndio químico em SC é controlado, e fumaça perde força, dizem bombeiros

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

27/09/2013 10h00

Os bombeiros de São Francisco do Sul (189 km de Florianópolis) informaram nesta sexta-feira (27) que o incêndio químico que atingia um depósito de fertilizantes foi extinto por volta da 8h30.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Diogo Losso, eles conseguiram chegar ao centro do fogo químico e resfriá-lo durante a madrugada, iniciando a operação de rescaldo.

O depósito de fertilizantes sofreu uma combustão (uma reação química, que não produz chamas) na noite de terça-feira (24) provocando uma coluna de fumaça tóxica.

As 10 mil toneladas de fertilizantes queimaram durante 57 horas. Dos 42 mil habitantes da cidade, cerca de 9.000 deixaram a localidade neste período fugindo da fumaça.

Na manhã de hoje, a fumaça mudou da cor amarela, passando de alaranjada para cinza, antes de finalmente ser extinta.

Durante a noite e a madrugada, a fumaça mudou de direção e atingiu 13 bairros e o centro histórico da cidade. Tropas do Exército e da Polícia Militar ordenaram a saída dos moradores dessas regiões.

Homens do Exército patrulharam as regiões esvaziadas para evitar saques.

Hospital é esvaziado

Na noite de quinta, a mudança na rota da fumaça forçou o Hospital Nossa Senhora das Graças a retirar os pacientes. Eles foram removidos para hospitais em Joinville, 30 km a noroeste, área ainda não atingida pela fumaça.

Cidade fica a 189 km da capital

  • Arte/UOL

O médico Álvaro Ricardo Junior disse que os pacientes com menor risco foram levados para uma unidade de Pronto Atendimento e os mais graves para o Hospital Regional de Joinville.

A mudança dos pacientes foi feita por dezenas de ambulâncias, com o pessoal de apoio e pacientes usando máscaras. Os hotéis do centro da cidade também evacuaram seus hóspedes.

Porto parado

A fumaça paralisou as atividades do porto de São Francisco. Em consequência, os trens que transportavam cargas aos navios também pararam.

Mais de 3.000 caminhões de carga estão estacionados nas proximidades do porto. A Polícia Rodoviária Federal fechou o trecho da BR-280 que leva ao porto para evitar o acúmulo de mais caminhões.

O bombeiro que inalou fumaça, na quarta-feira, no depósito onde começou o fogo, continua internado em estado grave.