Topo

Depósito de fertilizante explode em Santa Catarina; cem pessoas são atendidas

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

25/09/2013 09h40Atualizada em 25/09/2013 14h30

Uma explosão seguida de incêndio em um depósito de fertilizante no terminal marítimo de São Francisco do Sul (189 km de Florianópolis) gerou uma coluna de fumaça que obrigou os bombeiros a evacuarem dezenas de casas próximas ao local, na madrugada desta quarta-feira (25). O combate às chamas prosseguia por volta das 14h.

As primeiras informações davam conta de que o fertilizante era nitrato de potássio e que a fumaça seria tóxica. Mas o governo de Santa Catarina informou, por meio de nota, que o fertilizante é à base de nitrato de amônia.

Segundo o secretário da Defesa Civil do Estado, Milton Hobus, "não é um gás tóxico, é um gás oxidante". Se inalada, a fumaça provoca coceira na garganta e náuseas e a orientação para as pessoas é que evitem inalar o pó e se distanciem o máximo possível. Cerca de cem pessoas foram levadas para os hospitais da região.

Vídeo publicado na internet mostra coluna de fumaça em SC

Segundo a Defesa Civil, 80 pessoas foram levadas para abrigos, no Colégio Estadual Santa Catarina. Entre elas, um grupo de 40 idosos de uma casa de repouso.

O órgão acionou unidades de bombeiros de seis cidades próximas para combater as chamas.

Cidade fica a 189 km da capital

  • Arte/UOL

Ao amanhecer, colunas de fumaça com centenas de metros de altura podiam ser vistas no local.

Os bombeiros não puderam conter as chamas por falta de um produto químico usado nestas situações, disponível apenas na cidade de Itajaí (a 100 km de Florianópolis). Água não pode ser usada no controle a este tipo de fogo.

Os bombeiros fizeram evacuações nos bairros de Paulas, Capri, Ubatuba e Iperoba.

A Polícia Militar, a Defesa Civil e os bombeiros estão com dezenas de homens na área, todos usando máscaras de proteção.

A circulação na BR-280, que leva ao terminal, foi interrompida por 8 km, raio coberto pela fumaça tóxica.