Topo

PM e manifestantes entram em confronto na marginal Pinheiros, em SP; 56 são detidos

Do UOL, em São Paulo

15/10/2013 18h04Atualizada em 17/10/2013 14h26

Manifestantes que aproveitaram o dia dos professores para protestar em São Paulo contra a política educacional do governo de Geraldo Alckmin foram reprimidos pela Polícia Militar, por volta de 19h30, quando ocuparam todas as faixas da pista sentido Interlagos da marginal Pinheiros. A Tropa de Choque da PM usou bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral contra os manifestantes. 

Antes do confronto com a PM, manifestantes mascarados atiraram bolinhas de gude contra uma concessionária Honda, na avenida Eusébio Matoso, perto do acesso à marginal Pinheiros, quebrando uma vidraça. Também foram danificados três carros --dois Fiat Palio e um Fiat Estrada-- e um ônibus da viação Consórcio Via Quatro.

Durante o protesto, os manifestantes ocuparam as faixas das avenidas Brigadeiro Faria Lima (sentido Vila Olímpia) e Eusébio Matoso (sentido bairro).

Após o tumulto, o ato se dispersou. Às 20h55, a marginal foi liberada ao tráfego. Também houve confronto entre a polícia e manifestantes mascarados no Rio de Janeiro.

Segundo informações da Polícia Militar de São Paulo, 56 foram detidos e encaminhados ao 14º DP (Pinheiros). A PM não soube informar o motivo das prisões. Ainda de acordo com a PM, quatro policiais ficaram feridos. 

Um grupo se abrigou em uma loja da Tok Stok na avenida Eusébio Matoso para fugir do confronto. Policiais militares entraram no estabelecimento atrás dos manifestantes.

A estimativa da PM é que cerca de 400 manifestantes participaram do protesto, que começou no largo da Batata, em Pinheiros, e seguia em direção ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, no Morumbi. Segundo representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da USP (Universidade de São Paulo), que integrou o ato, a manifestação reuniu cerca de 2.000 pessoas.

Participaram do protesto estudantes, militantes de partidos políticos de esquerda, professores e manifestantes adeptos da tática Black Bloc, que na maior parte do tempo formaram um bloco menor que permaneceu à frente do protesto.

Os manifestantes criticam a política educacional do governo de Geraldo Alckmin, exigem reajuste salarial de 36,74% e prestam solidariedade aos professores do Rio de Janeiro, que estão em greve. Estudantes da USP, que cobram eleições diretas para reitor, se incorporaram ao protesto.

 
A cidade de São Paulo chegou a ficar com 207 km de vias congestonadas, às 19h, valor bem acima da média histórica para o horário. Durante a tarde e a maior parte da noite a lentidão ficou acima da média.

Confusão na Câmara

Um grupo de aproximadamente 400 sem-teto ligados ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) protestou em frente à Prefeitura de São Paulo, no viaduto do Chá, entre a tarde e a noite desta quarta. As pistas do viaduto e da rua Líbero Badaró ficaram fechadas.

Mais cedo, o mesmo grupo tentou entrar na Câmara Municipal de São Paulo para apresentar suas reivindicações, mas foi impedido por policiais militares, que utilizaram spray de pimenta para contê-los.

Após o tumulto na entrada da Câmara, 12 representantes dos sem-teto se reuniram com o presidente da Casa, deputado José Américo (PT), para lhe entregar um conjunto de reivindicações do movimento para o Plano Diretor da cidade, que está em discussão no Legislativo municipal.

O grupo entregou documento com oito reivindicações, pedindo, principalmente, que o plano diretor da cidade seja votado ainda este ano e que sejam criadas Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social) --áreas destinadas a habitação e equipamentos para população de baixa renda-- na zona sul.

O MTST pede ainda que uma comunidade na região do Campo Limpo, na zona sul, não seja despejada. Por volta de 16h, o grupo deixou a Câmara e seguiu em direção à prefeitura. Em função do protesto, o viaduto Jacareí e a rua Maria Paula ficaram bloqueadas na pista sentido Sé, mas já foram liberadas.