Topo

Pedra Preta (RN) volta a registrar tremores de terra

Parede de casa sofre rachadura após tremor de terra no Rio Grande do Norte, sexta-feira (25) - Blog Pedra Preta em Ação
Parede de casa sofre rachadura após tremor de terra no Rio Grande do Norte, sexta-feira (25) Imagem: Blog Pedra Preta em Ação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

29/10/2013 16h52

O município de Pedra Preta (115 km de Natal) voltou a tremer nesta terça-feira (29) e assustou moradores. Por causa do abalo, as escolas foram evacuadas e as aulas canceladas nesta tarde, segundo a prefeitura.

De acordo com o LabSis (Laboratório Sismológico) da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o abalo sísmico chegou a 3.2 na escala Richter, que vai de zero a 10 pontos, e ocorreu às 12h17 (horário local).

O evento foi registrado na estação sismográfica de Riachuelo. Outros eventos sismológicos foram registrados nesta terça-feira, porém não foram de intensidade para serem percebidos pela população.

Na última sexta-feira (25), foram registrados mais dois tremores de terra em Pedra Preta e, por causa da intensidade, alguns imóveis racharam as paredes.

Os abalos mediram 3,3 e 3,7 na escala Richter num intervalo de quatro minutos entre um e outro.  

Pedra Preta foi epicentro dos dois tremores, que foram sentidos até em Natal e outros municípios vizinhos.

Desde o ano de 2010 que vem sendo registrada atividade sísmica na cidade, com alta e baixa atividades.

Segundo o LabSis, a atual fase é considerada de alta atividade e iniciou no último dia 24.

“Um levantamento feito a partir dos registros da estação RCBR, a aproximadamente 46 km do epicentro, mostrou que já foram registrados 139 eventos desde então, sendo, em sua maioria, micro-tremores [não sentidos pela população]”, informou o LabSis.

O LabSis informou ainda que é “impossível saber como essa atividade vai evoluir.”

Geógrafos da UFRN explicaram que  o município fica localizado em cima de uma falha sismológica.

O Rio Grande do Norte fica localizado na região mais ativa do País, em uma área que existem várias falhas sismológicas devido a formação geológica.