Sob chuva forte, manifestantes no Rio ocupam escadaria da Alerj
Cerca de 500 manifestantes, segundo estimativa da Polícia Militar, fecharam cinco faixas da avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, no início da noite desta quinta-feira (16) em protesto contra o aumento das passagens do transporte público na capital fluminense. Em seguida, eles se encaminharam, sob a chuva forte que atinge a capital, para a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), onde as escadarias foram ocupadas. Dezenas de PMs fizeram a segurança do local.
Os manifestantes se reuniram na praça localizada atrás da Igreja da Candelária, acompanhados por dezenas de policiais militares. Alguns ativistas carregam bandeiras de partidos políticos de esquerda como PSTU e PSC e de grupos como a UJC (União da Juventude Comunista) e Anel (Assembleia Nacional de Estudantes - Livre).
ENTENDA O BLACK BLOC
O "black bloc" ("bloco negro") não é um grupo específico de manifestantes, mas sim uma forma violenta de agir adotada por manifestantes que se dizem anarquistas.
A tática "black bloc" consiste em "causar danos materiais às instituições opressivas". Na prática: depredar estabelecimentos privados --agências bancárias entre eles-- e pichar paredes.
"Pode chover, deixa molhar, que a passagem não vai aumentar", cantavam os manifestantes. Por volta das 19h30, o protesto foi dispersado e cerca de 50 integrantes do black bloc seguiram para a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio), seguidos de perto pelos policiais.
O ato foi convocado em uma rede social pelo Fórum de Lutas Contra o Aumento da Passagem e pela Operação Pare o Aumento.
Chuva
Desde o início da manifestação, chove no centro do Rio. O Centro de Operações da prefeitura informou que toda a cidade entrou em estágio de atenção às 18h50 devido à chuva que atinge a cidade.
Nos últimos 15 min, houve registro de chuva forte na Ilha do Governador, na zona norte. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.