Topo

Falta de energia atinge cidades do Espírito Santo

Do UOL, em São Paulo*

11/02/2014 22h17

Diversas cidades do Espírito Santo ficaram sem energia elétrica na noite desta terça-feira (11). O novo episódio ocorre exatamente uma semana após o apagão que afetou cerca de 6 milhões de brasileiros em Estados de quatro regiões do país (Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste).

De acordo com a concessionária EDP Escelsa, uma ocorrência em uma subestação de Furnas, que está ligada ao SIN (Sistema Interligado Nacional), fez com que o fornecimento de energia fosse interrompido no norte do Espírito Santo e em parte da grande Vitória.
 
Por volta das 22h, atendentes do 0800 da companhia informavam que a energia já havia sido restabelecida na maioria das cidades.
 
Em nota, a empresa informou que a rede elétrica de distribuição da EDP Escelsa encontra-se "normal" e que a causa da ocorrência é apurada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
 

Apagão há uma semana

Na última terça-feira (4), um curto-circuito provocou um corte de energia que atingiu as regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do país. As causas da falha que levaram ao curto ainda são investigadas pelo ONS, e um relatório deverá ser divulgado entre os próximos dias 16 e 21.
 
O curto-circuito da terça-feira aconteceu três minutos depois de o Sul do país atingir o recorde de demanda por energia elétrica. Para especialistas, o curto espaço de tempo entre os dois episódios indica que os eventos têm relação, mas o ONS nega.
 
O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, afirmou que não está descartada a hipótese de que o curto possa ter sido provocado por um raio e, com isso, abriu uma crise no governo federal. O Palácio do Planalto logo se mobilizou e soltou uma nota na qual a presidente Dilma Rousseff diz que o sistema elétrico brasileiro deve ser à prova de descargas elétricas, reafirmando declaração dada em 27 de dezembro de 2012.
 

*Com Estadão Conteúdo