Topo

Após falha, usuários invadem trilhos e param trens da linha 5 do metrô

Passageiros caminham sobre trilhos do metrô após falha prejudicar a circulação dos trens da linha 5-lilás - Reprodução/TV
Passageiros caminham sobre trilhos do metrô após falha prejudicar a circulação dos trens da linha 5-lilás Imagem: Reprodução/TV

Do UOL, em São Paulo

13/02/2014 19h21Atualizada em 13/02/2014 22h17

O rompimento de um cabo de energia interrompeu a circulação de trens da linha 5-lilás do metrô (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro) na noite desta quinta-feira (13). O Metrô informou que acionou às 3h50 da sexta-feira o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de transporte em Situação de Emergência) para disponibilizar ônibus aos usuários.

A companhia informou que, após a falha, uma composição teve de ser esvaziada, e os passageiros tomaram os trilhos, fazendo com que todas as estações da linha fossem fechadas.

O problema foi registrado às 18h46 em um cabo aéreo de energia. O trem que estava entre as estações Giovanni Gronchi e Santo Amaro precisou ser esvaziado.

A estação Adolfo Pinheiro foi inaugurada ontem (12) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Essa foi a primeira inauguração em mais de dois anos, após a abertura das estações Luz e República da linha 4-amarela, em 2011.

Outros problemas

Na semana passada, a linha 3-vermelha do metrô foi fechada entre as estações Sé e Barra Funda. O problema de circulação começou à tarde, depois que um passageiro acionou o botão de emergência na estação República e outras pessoas resolveram sair pelas passarelas de emergência.

De acordo com o Metrô, entre as 18h58 e as 19h24 foram registrados três acionamentos do botão de emergência nas estações Marechal Deodoro, Santa Cecília e Anhangabaú. Entre a Estação Anhangabaú e a Barra Funda, os usuários tiveram de andar pela linha. O Metrô não informou o que teria causado o acionamento do botão de emergência.

Segundo uma testemunha que estava no trem, o veículo ficou parado por 15 minutos, sem ar-condicionado. Os passageiros, então, quebraram o lacre de emergência e saíram do trem.