Topo

No Rio, manifestantes preparam ataque a Cabral com marchinhas

Do UOL, no Rio

22/02/2014 06h00

Manifestantes contrários ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), fizeram paródias de marchinhas tradicionais do Carnaval carioca para comemorar a saída do peemedebista do governo. As músicas serão cantadas em um ato marcado para a próxima quinta-feira (27), às 17h, no centro da capital fluminense.

O protesto em clima de bloco de rua é organizado por um movimento conhecido como "Ocupa Carnaval", e panfletos estão sendo distribuídos com uma relação de 14 marchinhas tradicionais que serão parodiadas durante a atividade. No Facebook, os organizadores da "Cabralhada" convocam os usuários da rede social a se fantasiarem com trajes indígenas. "Os índios vão expulsar o Cabral!", diz a página.

Após a morte do cinegrafista da "Band" Santiago Andrade, há três semanas, a onda de manifestações começou a ser vista com resistência por vários setores da sociedade civil, e o poder público se mobilizou no sentido de criar ferramentas para investigar supostos grupos violentos. Na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), por exemplo, deputados aprovaram a criação de uma CPI do Vandalismo.

PRISÃO PREVENTIVA

Rudy Trindade / Frame / Agência O Globo
A Justiça do Rio recebeu a denúncia do MP contra Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza (foto), e converteu a prisão temporária dos suspeitos em prisão preventiva, que não tem prazo definido. Atualmente, os dois estão presos no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu

Santiago foi atingido por um artefato explosivo quando filmava um protesto contra o reajuste da passagem de ônibus na cidade, na Central do Brasil. Após quatro dias internado, ele teve morte cerebral e a família decidiu doar os órgãos. Segundo o Ministério Público, o rojão que vitimou o profissional da "Band" foi deflagrado pelos manifestantes Fábio Raposo Barbosa e Caio Silva de Souza. Eles respondem pelos crimes de explosão e homicídio doloso triplamente qualificado, ou seja, quando há motivo torpe, com impossibilidade de defesa da vítima e emprego de explosivo.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o governo do Estado informou que não iria comentar o protesto marcado para a próxima quinta.

As marchinhas

Entre as marchinhas parodiadas estão as tradicionais "Mamãe eu quero", de Vicente Paiva e Jararaca (1937), "Allah-La Ô", de Haroldo Lobo e Nássara (1941), "Touradas em Madri", de Braguinha, consagrada na Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, quando a seleção brasileira goleou por 6 a 1 a Espanha, entre outras.

A marcha-rancho "Máscara Negra", de Zé Keti e Pereira Mattos (1967), por exemplo, ganhou uma nova versão: "Quanto tiro! Oh! Quanta polícia! / A tropa de choque em ação / Ditador de helicóptero e no meio da cidade / Um monte de caveirão".

Cabral sai e Pezão assume

Inicialmente, Cabral deixaria o governo no dia 31 de março. Porém, durante a fase de negociação com o antigo aliado, o PT, que optou por romper com o governo e lançar candidatura própria ao governo do Estado, o peemedebista anunciou que anteciparia a renúncia para o dia 28 de fevereiro.

O atual chefe do Executivo, cujo futuro político ainda é incerto, pode disputar o Senado. Com a saída de Cabral, o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, também do PMDB, assumirá a gestão. Ele será o candidato da legenda à sucessão na eleição do fim do ano.