Topo

Estação de trem de Porto Alegre é inundada por esgoto

Mateus Ferraz/Agência RBS
Imagem: Mateus Ferraz/Agência RBS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

10/04/2014 12h28

Depois de cinco horas fechada devido a um vazamento de esgoto, a estação Mercado do trensurb, no centro de Porto Alegre, reabriu no final da manhã desta quinta-feira (10).

As atividades haviam sido interrompidas no principal ponto de embarque e desembarque do sistema, que liga por trilhos a capital e outras cinco cidades da região metropolitana, quando a entrada foi inundada por água suja.

Equipes do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) da cidade limpam o local e tentam identificar a origem do vazamento.

A interrupção do serviço --que transporta cerca de 200 mil passageiros diariamente-- gerou transtorno tanto para quem deixa Porto Alegre quanto para quem desembarca na capital. Seis ônibus ligando as estações Mercado e Rodoviária, nos dois sentidos, foram colocados à disposição dos passageiros.    

O vazamento também prejudicou o trânsito na região central, que esteve parcialmente interrompido para a sucção da sujeira por dois caminhões-bomba estacionados na avenida Júlio de Castilhos. 

De acordo com o diretor de Operações da Trensurb, Carlos Augusto Belloli Almeida, foi identificado que um vazamento de água potável ingressou na rede de esgoto do trem, a inundando. Falta, agora, localizara origem do vazamento.

Conforme a administração do serviço, as operações já retornaram ao normal.