Topo

Com queda no nível do Madeira, BR-364 no Acre é parcialmente liberada

Eduardo Duarte

Do UOL, em Rio Branco

14/04/2014 16h08Atualizada em 14/04/2014 20h43

O rio Madeira chegou a 19,07m na manhã desta segunda-feira (14) e com a redução de 6cm em 24 horas o trecho entre os distritos de Jacy-Paraná e velha Mutum-Paraná foram liberados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). No dia 30 de março, o Madeira atingiu 19,74m, o maior nível já registrado.

A partir de velha Mutum-Paraná até o distrito de Abunã alguns trechos da BR-364 ainda estão alagados. Segundo a Defesa Civil do Estado do Acre, a lâmina d´água chega a 40cm.

De acordo com a PRF em Rondônia, o tráfego nesse trecho está liberado, porém a partir de velha Mutum-Paraná somente caminhões podem continuar.

Segundo a PRF, automóveis, ônibus de passageiros e caminhões 'cegonha' ainda não podem seguir para o Acre.

A PRF informou também que no distrito de Abunã o ponto de atracagem de balsas foi reativado e o percurso que era feito em 3h durante o momento crítico da cheia voltará a cerca de 30 minutos.

As balsas que faziam o desvio nos pontos mais críticos da cheia em Jacy-Paraná e no distrito de Palmeiral também devem voltar ao porto em Abunã e reforçar a passagem de veículos naquela localidade.

A PRF informou que até o final da semana toda estrada (Porto Velho/ Rio Branco) estará liberada, inclusive para veículos menores, se o rio mantiver o ritmo de vazante.

O governo do Acre informou que as equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Estradas do Acre (Deracre) irão permanecer dando apoio aos caminhoneiros.