Topo

PM investiga jovem que usou farda oficial em fotos postadas na internet

O álbum "PM doando baculejo" traz três fotos, nas quais Silva aparece usando o uniforme da PM - Reprodução/Facebook
O álbum "PM doando baculejo" traz três fotos, nas quais Silva aparece usando o uniforme da PM Imagem: Reprodução/Facebook

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

13/05/2014 12h39

A Corregedoria da Polícia Militar informou nesta terça-feira (13) que abriu inquérito para investigar os quatro jovens de Teresina (PI) que usaram uma farda completa da corporação para simular uma abordagem a um policial e para descobrir se a roupa foi roubada ou cedida por algum policial.

Segundo o Código Penal Militar, o uso de uniforme, distintivo ou insígnia militar por quem não pertença a corporação é crime e pode render multa e prisão de até seis meses.

A "brincadeira" foi fotografada e postada no Facebook, no último dia 7, no perfil do jovem Elinelton Silva, e desde então ganhou grande repercussão. O álbum "PM doando baculejo" traz três fotos, nas quais Silva aparece usando o uniforme da PM. Baculejo significa abordagem a suspeitos, na gíria popular. Em uma das fotos, ele colocou a mão no peito do lado direito para esconder o nome do policial dono da farda.

Um dos jovens que aparece nas fotos foi identificado.

O comandante de policiamento da capital, coronel Alberto Meneses, disse que os envolvidos serão punidos. “Estamos tentando identificar todos os jovens que estão nas fotos e também a origem dessa farda, se foi furtada ou não. Se ainda pertencer a um militar, ele será punido. A PM é uma instituição séria e não pode ser usada de brincadeira”, disse.

O UOL entrou em contato com Elinelton Silva para saber de quem foi a ideia de usar a farda da PM e a origem do uniforme, mas até a publicação deste texto ele não havia respondido.