Topo

Com mais um dia de greve de ônibus, rodízio de veículos está suspenso em SP

Do UOL, em São Paulo

21/05/2014 12h09

O secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou nesta quarta-feira (21) que o rodízio de veículos está suspenso no período da tarde. Mesmo enfrentando paralisação de ônibus durante toda a manhã, o anúncio foi feito apenas por volta das 12h. 

Tatto também criticou o movimento, que foi responsável por paralisação de terminais, linhas de ônibus e vias pelo segundo dia seguido. "Nunca vi fazer greve depois de conseguir o aumento", afirmou, citando o reajuste de 10% conseguido pelo sindicato da categoria.

"E travar uma rua ou uma avenida... Não adianta nem mesmo colocar a reserva técnica das empresas na rua, porque não tem como passar", disse.

Na avenida Faria Lima, na zona oeste, sentido largo da Batata, dezenas de ônibus estacionaram nas pistas da direita e da esquerda, com o pisca alerta ligado, repetindo estratégia colocada em prática ontem.

As avenidas Eusébio Matoso, Rebouças e Pirajussara, e a rua Butantã, todas na zona oeste, e a avenida Inajar de Souza, na zona norte, e a estrada do M'Boi Mirim, na região sul, também estão parcialmente fechadas.

Às 12h40, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava 37 km de lentidão na cidade - durante a manhã esse número chegou a 94 km de filas.

A pista local da marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, era a via mais congestionada, com 7 km de trânsito, da ponte Cidade Jardim até a rua Doutor Rubens Gomes Bueno, e 5,6 km de filas na expressa, da ponte Jornalista Roberto Marinho até a  rua Doutor Rubens Gomes Bueno.

A marginal Tietê, pista expressa, tinha 5,6 km de congestionamento no sentido Castelo Branco, da Dutra até a ponte Imigrante Nordestino. 

Negociação

O superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Antonio Medeiros, disse que ainda não foram identificadas as lideranças do movimento responsável pela paralisação de ônibus na cidade.

Medeiros irá até a Viação Santa Brígida (a primeira a aderir à paralisação na terça-feira), na zona oeste da cidade, conversar com os trabalhadores. Ele espera trazer os líderes do movimento para uma reunião com os sindicatos prevista para esta tarde.