Topo

Polícia mata sequestradores durante resgate de menino de 9 anos em SC

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

03/06/2014 18h23

A polícia de Santa Catarina localizou na tarde desta terça-feira (3) o cativeiro e resgatou ileso um menino de 9 anos, sequestrado na quinta-feira em Ilhota (112 km de Florianópolis).

Na ação, dois seqüestradores foram mortos e outros dois, presos.  O menino já foi devolvido aos pais.

O sequestro aconteceu no início da noite da quinta-feira (29), quando o garoto passeava num patinete motorizado na calçada da rua onde mora, em Ilhota.

Um vizinho viu o menino sendo arrastado por um casal para um carro Ford Ka vermelho e avisou a família.

Pouco depois da ação, a mãe do garoto recebeu uma ligação pedindo resgate de R$ 500 mil. O pai dele, empresário e político Jean Carlos de Oliveira, acionou a polícia. A imprensa não noticiou o sequestro a pedido da polícia e da família.

O delegado Anselmo Cruz chefiou as investigações.  Ele disse que começou com a hipótese de sequestradores amadores, porque a pedida de R$ 500 mil seria pequena para as posses da família. A empresa de confecções do pai é muito conhecida e usa modelos nacionais em suas propagandas. O avô Érico de Oliveira foi vice-prefeito da cidade catarinense.

Os sequestradores ligaram sábado e domingo para a família, tentando marcar o encontro para o resgate.  

Conforme o delegado Cruz, a solução do caso veio com escuta telefônica e filmagens de câmeras de vigilância em vários locais de outras cidades da região – nas imagens, os policiais identificaram Peterson William Silva Machado,36, suspeito de outros sequestros e já procurado pela Justiça. 

Cruz disse que as investigações levaram à companheira dele, Rosicleide Rodrigues, 32, suspeita de aplicar golpes no comércio e indústrias de confecções da região – ela conhecia o empresário pai do menino e teria sido dela a escolha do alvo. Mais tarde, a polícia confirmou que ela foi a mulher vista no carro Ka vermelho durante a ação.

Enquanto a família negociava com os sequestradores a polícia já caçava Peterson Machado. Ele foi localizado na manhã desta terça em Brusque (100 km de Florianópolis), enquanto comprava um carro – a polícia acredita que seria o veículo que os criminosos usariam na fuga. Rosicleide foi presa com ele.

O delegado Cruz disse que Peterson, descoberto, confessou a autoria. Ele teria dito aos agentes que era ele quem conduzia as negociações por telefone. Em seguida,  entregou o local do cativeiro. Um sobrado na cidade litorânea de Penha (121 km de Florianópolis).

A polícia cercou o cativeiro por volta das 13h desta terça. Um casal vigiava o garoto. O menino estava no andar superior, o casal no térreo. Segundo o delegado Cruz, os vigias reagiram, trocaram tiros com a polícia, foram baleados e morreram no local.

Até 17h as autoridades ainda não tinham identificado o casal. Peterson e Rosicleide foram levados para o presídio de Blumenau, onde encontram-se à disposição da Justiça.