Topo

Após bloquearem marginal Tietê, PMs protestam em frente ao Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

04/06/2014 17h40

Um grupo de aproximadamente 400 policiais militares, em sua maioria aposentados ou reservistas da PM, realizam um protesto na tarde desta quarta-feira (4) em frente ao Itaquerão, na zona leste de São Paulo. Eles usam roupas pretas com a inscrição “0% de aumento” e portam cartazes com críticas ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Os manifestantes exigem aumento salarial de 19% e afirmam que não houve avanço em oito reuniões de negociação com o governo do Estado. Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) diz que as negociações ainda estão em andamento e que os PMs receberão reajuste neste ano. O último aumento, de 7%, foi dado em dezembro passado.

O grupo chegou ao Itaquerão por volta das 16h. A concentração foi realizada na sede da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar --uma das entidades que organiza o ato--, na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda (zona oeste). A Coordenadoria das Entidades Representantes dos PMs também está na organização.

Os manifestantes deixaram o local em 15 ônibus e quatro vans. O grupo chegou a bloquear o tráfego na pista local, sentido Ayrton Senna, da Marginal Tietê. Pistas da Radial Leste também foram travadas.

PMs que estão não foram convocados para o ato para evitar possíveis sanções. Inicialmente, o ato estava marcado para ocorrer no Palácio dos Bandeirantes, mas os organizadores decidiram mudar de local depois que souberam que Alckmin não estaria lá. O Itaquerão foi escolhido em função da visibilidade.

Outra motivação do protesto é que policiais civis recentemente receberam do governo um aumento de 35%.

Sem-teto

Além dos protestos do PM, outra manifestação deve fechar a Radial Leste entre o final da tarde e a noite desta quarta. O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), com apoio do MPL (Movimento Passe Livre), Comitê Popular da Copa e de outras entidades fará um protesto na via, com concentração na estação Vila Matilde.