Topo

Contra preconceito e estereótipos, concurso no Rio elege a musa do topless

Do UOL, no Rio

03/12/2014 09h47

Das 50 inscrições recebidas até o momento pela organização do concurso fotográfico "Nova Musa do Toplessaço", lançado no dia 1º de novembro pela cineasta e jornalista carioca Ana Paula Nogueira, 15 fotos foram selecionadas e disputam o título de melhor topless. A vencedora será anunciada no dia 17 de dezembro.

Ana Paula foi a idealizadora do evento "Toplessaço" --que propôs, em dezembro de 2013, o primeiro topless em massa na praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, mas que acabou atraindo mais jornalistas e curiosos do que manifestantes. O concurso fotográfico é, segundo ela, um desdobramento dessa iniciativa.

"Ter uma nova musa que represente isso é uma coisa que a gente já vem pregando há bastante tempo. O concurso segue a mesma proposta de pedir o fim do preconceito e dos estereótipos em relação à beleza. Por esse motivo, abrimos o concurso para mulheres em geral, não apenas modelos", disse ela.

As inscrições foram encerradas na última segunda-feira (1º). O júri é formado por dez pessoas, entre elas o cantor Otto, o empresário Sérgio Mattos (diretor da agência 40º Models) e o fotógrafo Marcelo Faustini. As fotos concorrentes ainda serão postadas no Instagram para voto popular.

"Serão dez votos do júri e um voto que será definido a participação do público pelo Instagram", explicou ela. Além da foto, as participantes precisam mandar um pequeno texto explicando a razão pela qual pretendem representar a cidade.

As mulheres que se inscreveram e que ainda não enviaram foto e dados pessoas têm até o dia 15 para completar esta etapa. As candidatas não precisam, necessariamente, exibir os seios em foto que deve ser feita por profissionais. Segundo o regulamento, basta insinuar que a participante esteja sem sutiã.

"Como queremos quebrar o preconceito, não há a obrigação de ficar nua na foto. Basta simular que está fazendo o topless. Esse é um movimento que tem mais a ver com a atitude do que ficar com o peito de fora", afirmou.

A vencedora vai ganhar um book de um fotógrafo profissional, além de ilustrar uma capa de revista e desfilar como destaque de uma escola de samba no Carnaval de 2015. Além disso, participará como destaque da segunda edição do "Toplessaço", na praia de Ipanema, previsto para a primeira semana de janeiro.