Topo

Polícia ouve testemunhas sobre morte de menino esquecido em carro no Rio

Gabriel Martins de Oliveira, 2, morreu por insolação dentro de um carro de transporte escolar clandestino que o levava até a creche  - Reprodução/GloboNews
Gabriel Martins de Oliveira, 2, morreu por insolação dentro de um carro de transporte escolar clandestino que o levava até a creche Imagem: Reprodução/GloboNews

Do UOL, no Rio

15/12/2014 15h48

A 27ª DP (Vicente de Carvalho) ouvirá nesta segunda-feira (15) mais dois depoimentos sobre a morte do menino Gabriel Martins de Oliveira, 2, que teve uma insolação na última sexta (12) dentro do veículo de transporte escolar que o levava para a creche. Até o momento, a principal linha de investigação é de que a criança tenha sido esquecida dormindo no carro. A identidade dos depoentes não foi revelada.

O caso ocorreu em Vicente de Carvalho, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. A criança foi enterrada no domingo (14). Durante o sepultamento, a mãe de Gabriel, Carla Oliveira, disse querer Justiça. "É um pedaço de mim que se foi. Eu estou indignada."

Gabriel chegou a ser levado para um posto médico em Irajá, também na zona norte do Rio, mas chegou morto à unidade. O veículo e as roupas do menino passaram por perícia. A condutora do veículo, a mãe da vítima e algumas testemunhas prestaram depoimento á polícia durante o fim de semana.

De acordo com a polícia, os investigadores da 27ª DP analisam imagens de câmeras de segurança posicionadas na região onde o carro e o corpo da criança foram encontrados. O objetivo é checar a veracidade da versão apresentada pela motorista do veículo, Cláudia Vidal da Silva, 33. A condutora afirmou ter desmaiado por aproximadamente duas horas. Disse ainda que, ao recuperar a consciência, constatou que a criança havia passado mal.

Já a mãe de Gabriel disse não acreditar na hipótese de desmaio. "Como ela ficou desmaiada por duas horas e acordou sã, sem nenhum tipo de problema, sem sequer ser medicada, e meu filho deu entrada no hospital com a temperatura corporal muito elevada?", questionou Carla. "Só espero que não fique por aí porque a alegação dela [motorista do veiculo] é que ela passou mal e desmaiou por aproximadamente duas horas... mas qualquer leigo sabe que uma pessoa desmaia no máximo três minutos", disse a mãe.

Carla afirmou ainda que Cláudia estava fora da rota que costumava fazer para transportar as crianças. Ela disse que a polícia já investiga o motivo da motorista ter saído do trajeto de rotina.

"O carro dela estava numa rua que era um trajeto totalmente diferente do que ela faria da creche. A obrigação dela era pegar meu filho na porta de casa e levar ele para a creche e não foi isso que ela fez. E nessas duas horas o que aconteceu? Eu só peço Justiça", disse.

Caso seja constatado que Cláudia Vidal da Silva tenha abandonado a criança dentro do carro, ela irá responder pelo crime de homicídio. De acordo com a polícia, por enquanto, a motorista fica em liberdade. Ela não foi localzada para falar sobre o assunto nesta segunda.