Topo

PF prende funcionário de ministério envolvido com a fraude do leite no RS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

17/12/2014 18h24

A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta quarta-feira (17), a Operação Pasteur contra fraudes na fiscalização do leite no Rio Grande do Sul. Um servidor Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que supervisionava os fiscais foi preso, e outros quatro funcionários públicos foram afastados de suas funções. Os policiais disseram acreditam que as irregularidades ocorrem há duas décadas.

Depois de quatro meses de investigação, a PF cumpriu nesta manhã o mandado de prisão e de busca e apreensão em cinco indústrias nos municípios gaúchos de Fazenda Vilanova, Lajeado, Paverama e Teutônia. O preso é um fiscal agropecuário recém-aposentado do Mapa. Conforme os policiais, os servidores envolvidos no esquema ignoravam a adulteração do leite feita pelas empresas e avisavam quando ocorreria fiscalização. Para isso, receberiam mensalmente propinas que variavam de R$ 3.000 a R$ 5.000.

A investigação teve origem durante as operações Leite Compen$ado, do MPE (Ministério Público Estadual), que iniciou o desbaratamento de um grande esquema de fraude no leite no RS. Na ocasião, surgiu a suspeita da participação de técnicos do Mapa no esquema.

"Pela prova que se tem, por receber a propina, eles estavam, na realidade, a serviço das empresas, contribuindo de toda maneira para o bom funcionamento das empresas, sem se preocupar com a boa execução de suas tarefas. Um dos servidores investigados que recebia sua propina mensal, inclusive, chegou ao absurdo de pedir o 13º de sua propina", contou o superintendente da PF no RS, Sandro Caron de Moraes.

O nome das empresas em que foram cumpridos os mandados não foram divulgados porque a investigação ocorre em segredo de Justiça.

Já o Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuário) informou que apenas um dos denunciados é fiscal federal agropecuário.

"O mais importante, neste momento, é descolar esta prática, que é isolada, da fraude do leite que vem sendo investigada pelo Ministério Público, com o apoio diligente de Fiscais Federais Agropecuários", informou a representação da categoria.  

O Mapa foi procurado, mas até o momento não se manifestou.