Topo

Estado e prefeitura inauguram estrada para aeroporto sem voo comercial

Daniel Leite

Do UOL, em Taubaté (SP)

12/01/2015 19h26

O governo de São Paulo e a Prefeitura de São José dos Campos (97 km de São Paulo) inauguraram nesta segunda-feira (12) uma estrada que liga a rodovia dos Tamoios, no Vale do Paraíba, a um aeroporto que não tem nenhum voo comercial.

A obra foi feita para facilitar o acesso ao terminal de São José dos Campos, que, no entanto, desde o dia 20 de dezembro do ano passado, não possui mais voos regulares, após a saída da Azul Linhas Aéreas.

Segundo a notícia publicada no site oficial do Executivo estadual hoje, as intervenções, nas quais o governo estadual investiu R$ 9,94 milhões, "facilitam o acesso ao aeroporto".

Já a prefeitura gastou R$ 10,5 milhões, e também ressalta a obra no portal oficial. O governo do Estado a chama de "Ligação Tamoios-Aeroporto", e a prefeitura, de "Via Aeroporto-Tamoios".

No total, ela tem 1,5 km de extensão, com pista dupla de duas faixas de 3,5 metros de largura em cada sentido, e possui também ciclovia.

Apesar de destacar que a nova via tem o objetivo de melhorar o acesso ao terminal aéreo, o governo estadual disse que a obra servirá também para desafogar o trânsito em uma importante avenida da cidade.

O governo municipal diz que é ainda uma alternativa para os deslocamentos de moradores da região sudeste da cidade.

Vazio

O aeroporto de São José dos Campos perdeu seu último voo comercial em dezembro do ano passado. O anúncio foi feito em setembro, menos de duas semanas depois da inauguração de ampliação do terminal.

A Azul operou na cidade durante 4 anos e alegou baixa procura e consequente inviabilidade econômica para continuar a oferecer voos na maior cidade do Vale do Paraíba, com 629 mil habitantes.

A DERSA, responsável pelas obras viárias no Estado, disse que a via inaugurada hoje estava sendo planejada independentemente do aeroporto, porque vai servir para melhorar o tráfego da região não só para moradores, mas para o transporte de mercadorias.

Provocações 

Após a inauguração, a disputa política entre o Estado, governado pelo PSDB, e a prefeitura, comandada pelo PT, ficou clara quando o assunto foi o aeroporto.

O governador Geraldo Alckmin disse que as empresas aéreas têm muito interesse na aviação regional, mas que os "aviões precisam estar cheios, senão dá prejuízo".

O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, disse que é preciso aguardar a tramitação de uma medida provisória em Brasília que dará incentivos à aviação regional. E, alfinetando o governador, afirmou ser necessário reduzir o ICMS no Estado para estimular as companhias a operar no aeroporto local.