Topo

Cidade de MG vai erguer estátua do Sagrado Coração 2 m menor que Cristo

Projeto da estátua Sagrado Coração de Jesus em Itanhomi, de Evandro di Caetano, com 28 metros de altura - Divulgação
Projeto da estátua Sagrado Coração de Jesus em Itanhomi, de Evandro di Caetano, com 28 metros de altura Imagem: Divulgação

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

01/02/2015 06h00

O município mineiro de Itanhomi (309 km de Belo Horizonte) aprovou essa semana o projeto para a construção de uma estátua do Sagrado Coração de Jesus no morro do Cruzeiro, área mais alta da cidade, a um custo estimado de R$ 200 mil.

No interior de Minas Gerais, Itanhomi tem 12 mil habitantes. A estátua projetada para o morro do Cruzeiro tem somente dois metros a menos do que a do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

O monumento projetado pelo artista plástico Evandro di Caetano terá 28 metros de altura e outros três metros de pedestal. A estátua do Cristo Redentor tem uma altura de 30 metros, mais oito metros do pedestal.

O Sagrado Coração de Jesus de Itanhomi terá também uma escada interna de 72 degraus (o equivalente a seis andares), que dará acesso ao mirante para cerca de dez pessoas no peitoril da estátua, no coração de Jesus, que será pintado de vermelho. O manto é branco.

Ao contrário do Cristo fluminense, o Sagrado Coração mineiro será colorido e pintado com tinta epóxi, mais resistente à deterioração. A estátua será montada numa estrutura de ferro. Os braços são de concreto armado. Ela será oca, moldada à mão em argamassa, e terá um peso estimado de 30 toneladas.

Segundo Caetano, que além do projeto será responsável pela execução da obra, a construção do Sagrado Coração deverá demandar seis meses de trabalho da equipe de 20 pessoas envolvidas com o projeto.

Dinheiro para obra que precisa de dinheiro

“Estamos terminando nas próximas semanas o restaurante, a lanchonete, o estacionamento e os banheiros no alto do morro do Cruzeiro. A rua que dá acesso ao local está muito boa, toda pavimentada. Definimos o projeto da estátua e vamos terminar a obra esse ano”, diz o consultor jurídico da Prefeitura de Itanhomi Leonardo da Gama Lima.

“A prefeitura não vai tirar nada do orçamento. Não dá. Vamos entrar somente com a mão-de-obra”, diz Lima. Segundo ele, o projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores há mais de dez anos e, embora constasse dos orçamentos das sucessivas administrações do município no período, nunca pode ser executado.

“É difícil, a prefeitura tem seus gastos prioritários. Mas esse ano vamos conseguir o dinheiro necessário com os seis deputados (três estaduais e três federais) votados na cidade, que podem fazer emendas parlamentares”, diz o consultor da prefeitura do município do leste mineiro.

“Vamos procurar algumas empresas também. O que está definido é que não vai haver campanhas para arrecadar dinheiro com a população. Isso não.”

Com uma economia baseada na pecuária leiteira, e cerca de 30% da população de 12 mil habitantes morando na zona rural, o orçamento da Prefeitura de Itanhomi para 2015 é de R$ 32 milhões. O advogado explica que o Sagrado Coração de Jesus vai estar em frente à catedral da cidade, que tem o mesmo nome. 

“O cruzeiro antigo, de madeira, instalado no alto do morro, está completando 60 anos este ano. É uma questão de honra a cidade inaugurar o Sagrado Coração de Jesus, o padroeiro da cidade, também este ano. Vamos conseguir, sim. Se Deus quiser.”

Sagrado Coração de Jesus - Divulgação - Divulgação
Esboço do projeto da estátua do Sagrado Coração de Jesus
Imagem: Divulgação