Topo

Líder do AfroReggae encontra traficante mais procurado do Rio e fala em paz

Júnior (à direita) conversa com Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, à esquerda - Reprodução/Facebook/José Júnior
Júnior (à direita) conversa com Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, à esquerda Imagem: Reprodução/Facebook/José Júnior

Do UOL, no Rio

09/02/2015 11h12

O coordenador do grupo cultural AfroReggae, José Júnior, teve um encontro com o traficante mais procurado do Rio de Janeiro: Celso Pinheiro Pimenta, 32, o Playboy, chefe do tráfico de drogas na comunidade da Pedreira, em Costa Barros, zona norte da capital fluminense. Em sua página no Facebook, Júnior publicou uma foto ao lado do criminoso e disse que ele está "refletindo [sobre] o que é melhor pro seu futuro".

  • 40561
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2015/02/09/na-sua-opiniao-o-lider-do-afroreggae-deveria-denunciar-a-localizacao-do-traficante-mais-procurado-do-rio.js

"Eu dei a minha opinião, só que a decisão é exclusivamente dele. Que venham os tempos de paz", afirmou o líder do AfroReggae. Por informações que levem à captura de Playboy, o Disque-Denúncia paga atualmente a maior recompensa já oferecida pelo serviço telefônico: R$ 50 mil.

Júnior não especificou quando esteve com o traficante, mas disse que o encontro foi acompanhado por um jornalista de "Veja". No sábado (7), com o título "O bandido e seu labirinto", a revista publicou uma longa entrevista com o criminoso. A matéria relata que Playboy está avaliando a possibilidade de se entregar à Justiça:  "Não é por mim, que sou traficante, mas pela minha família".

De acordo com o coordenador do Afro Reggae, durante o encontro, Playboy negou todas as perguntas feitas pelo jornalista de "Veja" sobre corrupção policial. O traficante teria, segundo Júnior, "focado nos erros que ele cometeu e nos seus problemas".

"Duas situações me impressionaram bastante, a história de um garoto da zona sul, trabalhador que virou o bandido mais procurado do Brasil e a sua lealdade nas relações estabelecidas, não fazendo nenhum comentário que comprometa qualquer pessoa, seja criminoso, policial ou morador da favela", afirmou.

Também conhecido com "Mamadeira", Celso Pimenta é suspeito de promover o roubo de 197 motocicletas que tinham sido rebocadas e estavam no depósito do Detro (Departamento de Estado Transportes Rodoviários), em Coelho Neto, também na zona norte da cidade, no dia 31 de dezembro do ano passado.

Segundo a Polícia Civil do Rio, Playboy integra a facção A.D.A. (Amigos dos Amigos), que tem o seu quartel-general no Complexo da Pedreira. A região é composta pelas comunidades da Pedreira, Lagartixa, Quitanda, Final Feliz e Terrinha, e teria recebido criminosos oriundos de comunidades como Rocinha, Vidigal, Complexo do Caju e Morro dos Macacos, após a implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nestes locais.

Criminoso mais procurado do Rio

Segundo o Disque-Denúncia, Playboy é atualmente o criminoso mais procurado pela polícia do Rio. Contra ele, constam 22 mandados de prisão, expedidos por diversas Varas Criminais, a maioria por roubo e homicídio, e outras tráfico de drogas, porte ilegal de armas.

O traficante foi preso pela primeira vez em 2002 e saiu da prisão no ano seguinte. Em 2005, ele foi novamente preso. Após ganhar o direito de regredir ao sistema semiaberto, ele saiu do sistema prisional no dia 26 de agosto de 2009 e não mais retornou.

Quem tiver alguma informação a respeito da localização e paradeiro dos criminosos pode denunciar enviando uma mensagem de texto, vídeo ou fotos para o aplicativo de mensagens do WhatsApp do Portal dos Procurados, pelo número (21) 96802-1650, ou entrar em contato com a Central Disque-Denúncia pelo (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, para quem estiver fora da capital.