Topo

Enfermeiro é condenado por abuso contra pacientes em hospital de MG

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

24/04/2015 18h12

Um enfermeiro de 50 anos, que não teve o nome revelado, foi condenado a quinze anos de prisão por estupro de vulnerável feito contra dois pacientes internados no HC-UFMG (Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

O primeiro caso ocorreu em maio de 2011 e, o segundo, no mês de janeiro de 2012.  A Justiça, no entanto, concedeu a ele o direito de recorrer da sentença em liberdade, mas determinou ao condenado que não exerça funções que exijam contato direto com pacientes.

Segundo a denúncia do MPF (Ministério Público Federal), o condenado praticou atos libidinosos contra as vítimas, no plantão noturno, enquanto elas estavam sedadas com morfina. Conforme o órgão, a sedação as impedia de reagirem, mas não as deixava inconscientes. De acordo com o MPF, as vítimas denunciaram o caso à direção do hospital, que abriu uma sindicância.

“As vítimas, que não se conhecem, descreveram os delitos de forma rigorosamente idêntica, tanto ao momento seguinte aos fatos quanto em Juízo. Essa descrição idêntica contemplou, inclusive, a percepção de ambas as vítimas, acostumadas ao tratamento com morfina, de que nas noites dos crimes foram submetidas a doses mais altas do que o normal", descreveu o MPF.

O órgão destacou ainda que os relatos, posteriormente feitos em juízo, foram "seguros, coerentes, coesos" e não apresentaram contradição com outra prova da ação penal, “como documentos, prontuários e reconhecimento formal nas sindicâncias instauradas em nível administrativo”.

A direção do Hospital das Clínicas informou que o funcionário foi demitido após a instauração de procedimentos administrativos, mas não revelou a data, e finalizou dizendo que não cabe ao hospital comentar decisões judiciais.