Topo

Polícia identifica dois carros e uma moto usados em chacina na Grande SP

Cena de um dos crimes em Osasco, na Grande São Paulo - Avener Prado/Folhapress
Cena de um dos crimes em Osasco, na Grande São Paulo Imagem: Avener Prado/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

14/08/2015 18h05Atualizada em 14/08/2015 19h02

Pelo menos dois carros e uma moto foram usados nos ataques que resultaram em 18 mortes na noite de quinta-feira (13) em Osasco e Barueri, na Grande São Paulo.

Segundo o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, um Peugeot prata foi usado em pelo menos cinco ataques realizados em Osasco. Quatro pessoas ocupavam o veículo. Os criminosos estavam encapuzados em algumas das ações.

Outras duas pessoas usaram uma moto preta em três ataques em Osasco. Foram ao todo oito ataques e 15 mortes neste município. Nos dois ataques que resultaram em três mortes em Barueri, a polícia identificou a utilização de um Sandero prata.

Moraes afirmou que os assassinos de Barueri não foram os mesmos de Osasco, mas não descartou a hipótese de os grupos terem atuado em conjunto.

A identificação dos modelos dos veículos e da quantidade de pessoas foi possível graças a imagens feitas em vídeo e ao depoimento de testemunhas.

Todos os mortos foram identificados. Doze não possuíam antecedentes criminais. Dos seis que tinham passagem, somente um teve envolvimento com o tráfico de drogas. “Não há ligação entre as vítimas”, afirmou o secretário.

Ele disse que ainda não é possível apontar a motivação dos crimes e que a polícia não descarta nenhuma hipótese. Uma delas é que os crimes tenham sido cometidos por vingança pela morte de um policial militar e de um guarda. Esta seria a principal linha de investigação, inclusive com a suspeita de participação de policiais militares.

Em público, Alexandre de Moraes disse, porém, que a Corregedoria da Polícia Militar ainda não foi acionada para investigar a atuação de PMs. No início da tarde, ele chegou a dizer em entrevista que os criminosos agiram como quem finge ser policial para atribuir culpa à corporação.

Itapevi

Moraes afirmou que o homicídio cometido no município vizinho de Itapevi não tem relação com a matança de Osasco e Barueri. Inicialmente, a secretaria havia relacionado os casos e computado 19 mortes relacionadas.