Estudantes ocupam sede da Samarco em Belo Horizonte
Cerca de 50 estudantes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) ocuparam na tarde desta terça-feira (10) a sede da mineradora Samarco, na rua dos Inconfidentes, na Savassi, área nobre de Belo Horizonte. O grupo é ligado à Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres).
Após manifestação em frente ao prédio, portando faixas e cartazes, e gritando palavras de ordem contra a mineradora, representantes do grupo, ocuparam o segundo andar do prédio, onde fica a diretoria. Após a invasão, representantes do grupo foram recebidos por diretores da Samarco, para apresentarem suas reivindicações.
Segundo a estudante de Comunicação da UFMG, Izabella Lourenço, 22, a principal reivindicação do grupo é que a Samarco assuma a culpa pelo desastre. Os estudantes querem ainda que a Samarco participe de uma audiência pública que será realizada pela Anel, em Mariana (MG), sem data ainda marcada.
A assessoria da Samarco informou que vai divulgar comunicado sobre a ocupação e as exigências do grupo.
“Até agora, a companhia não veio a público e disse que é culpada. Ela tem de assumir suas responsabilidades por tudo isso”, afirmou a estudante.
“Exigimos que ela (Samarco) reconheça sua culpa e indenize todas as vítimas. Exigimos também que a empresa recupere o meio ambiente destruído pelo desastre o mais rápido possível”, disse Lourenço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.