Topo

Polícia retira barracas de manifestantes em frente ao Congresso Nacional

Manifestantes contra e a favor do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) entraram em confronto em frente ao Congresso Nacional no início da noite deste sábado, logo após a Polícia Legislativa desmontar o acampamento que pedia o impeachment da presidente e estava instalado no gramado do Congresso - André Dusek/Estadão Conteúdo
Manifestantes contra e a favor do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) entraram em confronto em frente ao Congresso Nacional no início da noite deste sábado, logo após a Polícia Legislativa desmontar o acampamento que pedia o impeachment da presidente e estava instalado no gramado do Congresso Imagem: André Dusek/Estadão Conteúdo

Daniel Lima e Mariana Branco

Da Agência Brasil

21/11/2015 21h26

Cerca de 15 barracas de manifestantes a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff foram arrancadas do gramado imediatamente em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, pela Polícia Legislativa. A polícia responsável pela segurança do Congresso tentou negociar com os acampados, mas, como não teve sucesso, retirou as barracas.

Em um ponto mais recuado do gramado, manifestantes de outro acampamento, que pediam a destituição do governo via intervenção militar, desarmaram as próprias barracas mas entraram em confronto com um grupo contrário, que chegou gritando as palavras de ordem "Não vai ter golpe". A Polícia Militar do Distrito Federal, que tem jurisdição sobre a área, usou gás de pimenta para dispersar a briga.

O grupo pró intervenção militar é o mesmo que, na semana passada, se envolveu em uma confusão com integrantes da Marcha das Mulheres Negras. Um policial civil do Maranhão acampado com os manifestantes disparou quatro tiros para o alto e depois se entregou à polícia. De acordo com outros acampados, os tiros se destinavam a dispersar um grupo de pessoas que agrediam uma jovem a favor da intervenção militar. Já as participantes da Marcha das Mulheres Negras disseram que algumas mulheres tentaram derrubar um boneco inflável que estava no acampamento.

Após o incidente, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reuniu-se com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, e deu prazo até 19h de hoje (21) para que os acampados deixassem a Esplanada dos Ministérios. Mais cedo, alguns integrantes do acampamento pró intervenção ainda resistiam à desocupação e diziam que só iriam embora mediante a apresentação de um documento oficial determinando a retirada.

No fim da tarde, no entanto, o grupo já dizia que deixaria o gramado, mas permaneceria mobilizado. Eles cantaram o Hino Nacional e gritaram palavras de ordem como "Pátria, família e Deus". “Decidimos sair, mas não vamos desistir do Brasil”, afirmou o comerciante Ricardo Rocci, 45 anos, um dos manifestantes. O escritor Felipe Porto, 55 anos, prometeu novas ações. “Estamos prontos para fazer novos acampamentos, inclusive em frente à casa do governador”, disse, vestido com roupa de camuflagem e usando um broche em homenagem ao Exército.