Topo

Após pedra atingir casas, 212 famílias são desalojadas em Vila Velha (ES)

Do UOL, em Brasília e São Paulo

02/01/2016 09h00Atualizada em 02/01/2016 18h48

Já são 212 as famílias desalojadas em Vila Velha (ES), totalizando 733 pessoas, após uma rocha se desprender do morro Boa Vista e rolar sobre casas do bairro de São Torquato. A informação é do prefeito da cidade capixaba, Rodney Miranda (DEM), para quem esses números devem subir com a saída de mais moradores.

"Estou com várias equipes em campo tentando convencer outras famílias a saírem", disse. "O número deve superar mil pessoas com tranquilidade."

Segundo Miranda, só a pedra principal que se deslocou tem peso estimado de 3.000 toneladas. Há o risco de que essa e outras rochas continuem rolando morro abaixo, principalmente em caso de chuva -- o que pode acontecer neste domingo (3), segundo a previsão do tempo. Por isso, disse o prefeito, o objetivo é concluir a retirada dos moradores do morro até amanhã.

As famílias que tiveram suas casas atingidas ou cujas residências estão neste perímetro de segurança foram orientadas a se mudar temporariamente para casas de parentes ou para um abrigo montado pela Prefeitura de Vila Velha numa escola pública do bairro. Mais cedo, a Defesa Civil informou que sete famílias, compostas por 22 pessoas, estavam abrigadas em um colégio público da região. 

Laudo deve sair na segunda-feira

De acordo com o prefeito, ainda não se sabe o que pode ter causado o rolamento da pedra. Segundo Miranda, a Defesa Civil divulgará um laudo detalhado na segunda-feira (4), e obras de contenção devem ser iniciadas entre terça e quarta-feira.

O acidente aconteceu no fim da tarde desta sexta-feira (1º), e levou Vila Velha a estado de emergência. Como medida de segurança, a prefeitura isolou uma área no morro com um raio de 80 metros a partir do ponto de onde está localizada a pedra. Quatro casas foram atingidas diretamente pelo deslizamento, segundo a Defesa Civil.

"Isso para nós foi um milagre, além do fato de não ter morrido ninguém neste evento horrível", disse o prefeito.

Ao menos 15 pessoas ficaram feridas. Cinco delas foram socorridas pelos bombeiros e por equipes do Samu, e as outras tiveram ferimentos leves e foram ajudadas por moradores. Ninguém morreu no acidente, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo.