Topo

RJ: Um dia após megaoperação contra roubo de carga, motorista de caminhão é feito refém por 3h

Polícia acessa caminhão, na avenida Brasil, após libertar motorista que foi feito refém - Domingos Peixoto/Agência o Globo
Polícia acessa caminhão, na avenida Brasil, após libertar motorista que foi feito refém Imagem: Domingos Peixoto/Agência o Globo

Do UOL, em São Paulo

07/08/2017 01h08Atualizada em 07/08/2017 03h15

Um dia depois de uma megaoperação da polícia do Rio de Janeiro contra o roubo de cargas, o motorista de um caminhão carregado com alimentos congelados foi mantido refém por um ladrão durante três horas na noite deste domingo (6). Ele foi libertado por volta da meia-noite e saiu ileso, após negociação dos homens do Bope com o bandido, que, segundo a PM, estava ferido e foi levado para o Hospital Albert Schweitzer.

O motorista teria sido rendido por assaltantes por volta das 21 horas no bairro da Penha, zona norte da cidade. Informada por populares, a polícia iniciou perseguição, até que, na avenida Brasil, altura do bairro Deodoro, conseguiu parar o veículo ao atingir com um tiro um dos pneus. Alguns assaltantes teriam conseguido fugir, mas um permaneceu e fez o motorista refém. Segundo a PM, uma pistola .40 foi apreendida com o bandido.

Por questões de segurança, a avenida Brasil, uma das principais vias da cidade do Rio, ficou interditada durante todo o período de sequestro. À 1h da madrugada, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o sentido Centro da avenida já estava totalmente liberado, mas a pista sentido Zona Oeste tinha apenas uma faixa liberada no trecho, com agentes da CET-Rio orientando o tráfego. 

A operação realizada no sábado (5), batizada de Onerat, foi motivada pelo aumento em 25% do roubo de carga somente no primeiro semestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram 5.179 ocorrências neste ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio. A operação é uma das ações que integram um plano específico de combate ao roubo de cargas firmado em 28 de julho entre o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e da Justiça, Torquato Jardim.

Três pessoas morreram e ao menos nove suspeitos foram presos na manhã do sábado durante a operação Onerat, que mobilizou quase 5 mil agentes, 79 veículos blindados e oito helicópteros. Entre os mortos, está um policial militar, que não resistiu aos ferimentos causados em um acidente de trânsito envolvendo o veículo que transportava dois presos na operação.