Topo

Rio: queda de helicóptero no mar da Barra da Tijuca deixa um morto

Marina Lang

Colaboração para o UOL, no Rio

09/05/2018 12h13Atualizada em 09/05/2018 17h04

A queda de um helicóptero na altura do posto 4 da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, deixou uma pessoa morta no final da manhã desta quarta-feira (9).

A informação foi confirmada ao UOL pelo Corpo de Bombeiros. O helicóptero caiu no mar, num trecho próximo à areia da praia.

A vítima era Murilo Rabelo, que pilotava a aeronave. Ainda de acordo com os bombeiros, quatro pessoas estavam a bordo --as outras três foram resgatadas e o estado de saúde delas é estável.

Equipes de mergulhadores e salva-vidas atuaram no local, que fica em frente ao hotel Sheraton.

Helicóptero caiu no mar da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro - Reprodução/GloboNews - Reprodução/GloboNews
9.mai.2018 - Helicóptero caiu no mar da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/GloboNews

"Vi corpos voando", diz testemunha

“Foi tudo muito rápido”, disse o vidraceiro Rafael Daniel Cardoso, 30, que estava trabalhando em um condomínio de frente para o mar, na altura de onde ocorreu o acidente.

“Estava fazendo meu serviço e escutei um barulho assustador vindo do mar. Tomei um susto quando vi aquilo. Foi tipo uma explosão e a água tomou conta. Vi três corpos voando a uma distância de 10, 15 m de onde [o helicóptero] caiu”, relatou Cardoso ao UOL.

“Pensei que pudesse ser uma lancha. Depois, quando a água desceu, vi que era um helicóptero. Cinco minutos depois, chegou o Corpo de Bombeiros. Os outros três [sobreviventes] foram resgatados e saíram andando normalmente”, acrescentou.

Segundo informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave saiu de um heliponto do Recreio dos Bandeirantes (zona oeste) com destino a Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos fluminense.

Ainda de acordo com a agência, o helicóptero estava apto a operar. “O Certificado de Aeronavegabilidade estava válido até 06/20 [junho de 2020] e a Inspeção Anual de Manutenção em dia”, disse a Anac em nota.

Fabricado em 1980 pela empresa Bell Helicopter, o modelo 206B pesava cerca de 1,5 tonelada e pertencia à empresa privada Mapa Empreendimentos e Participações. As informações constam no Registro Aeronáutico Brasileiro da aeronave. O UOL tenta localizar representantes da empresa proprietária do helicóptero.

Helicóptero Bell Jet Ranger que sofreu acidente no Rio - Divulgação - Divulgação
Helicóptero Bell Jet Ranger que sofreu acidente no Rio
Imagem: Divulgação