Topo

Em manhã violenta no Rio, PM faz ao menos 6 operações simultâneas

12.set.2018 - Policiais no Morro do Turano em operação nesta quarta-feira (12) - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteudo
12.set.2018 - Policiais no Morro do Turano em operação nesta quarta-feira (12) Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteudo

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

12/09/2018 11h45

A Polícia Militar confirmou ao menos seis operações diferentes em favelas do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (12). As incursões policiais se espalham por três regiões do estado e, até as 11h, a corporação não havia divulgado um balanço completo de apreensões e prisões. O Comando de Intervenção nega envolvimento nas ações.

Logo nas primeiras horas da manhã, moradores do Morro da Providência, no centro do Rio, se assustaram com trocas de tiros entre policiais e traficantes. Por causa do tiroteio, a circulação da linha 2 do VLT foi suspensa por volta das 7h e voltou a operar às 8h30. Quem usava a Central do Brasil --terminal de conexão entre vários modais, no centro do Rio-- se assustou com os disparos a menos de 300 m.

A menos de 2 km dali, no Morro do Turano, na zona norte carioca, moradores começaram a relatar trocas de tiros desde as primeiras horas da madrugada. "Atenção. Tiros na Matinha e no Rodo. Hoje começou cedo", disse um morador da comunidade, em referência às localidades do Turano que registravam operações por volta das 5h. A PM confirmou que o CPP (Comando de Polícia Pacificadora) realizava operação no local.

A PM confirmou outras duas operações na zona norte --uma na favela do Amarelinho, em Acari, que é coordenada por policiais do batalhão de Irajá, e outra no Morro do Andaraí, feita por homens da UPP local.

Combate a barricadas na zona oeste

Na Cidade de Deus, na zona oeste, foi registrado o maior contingente de homens, na manhã desta quarta-feira. Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) usaram um veículo blindado em uma ação de remoção de barricadas no interior da comunidade. Até as 11h, não havia informações sobre quantos bloqueios foram removidos.

Nas redes sociais, moradores se manifestavam. "Mais um dia acordando com fogos, as crianças chorando de medo", comentou um morador e um grupo de moradores em uma rede social. A linha Amarela --que margeia a comunidade ligando a zona norte à oeste-- teve patrulhamento reforçado.

Na baixada, ações se concentram em Belford Roxo

A PM divulgou, por meio de seu perfil no Twitter, que realiza hoje duas operações fora da capital. Na Baixada Fluminense, homens do batalhão de Belford Roxo atuam na comunidade da Palmeirinha desde cedo. A corporação não divulgou um balanço de apreensões.

O único balanço de apreensões divulgado pela polícia até as 11h é de uma operação realizada em Cabo Frio, da Região dos Lagos. A PM informou ter apreendido R$ 120 mil em drogas na comunidade Estradinha Grande.