Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher descobre onde está irmão que não vê há 20 anos graças a rede social

Osires Fernandes deixou Irati (PR) em busca de emprego em São Paulo 20 anos atrás - Arquivo Pessoal
Osires Fernandes deixou Irati (PR) em busca de emprego em São Paulo 20 anos atrás Imagem: Arquivo Pessoal

Bruna Barbosa Pereira

Colaboração para o UOL, em Cuiabá

15/01/2020 16h15

No dia 12 de janeiro, a técnica em prótese dentária Adriane Fernandes Ribeiro, de 38 anos, resolveu recorrer à internet em mais uma das tentativas na busca por notícias do irmão que não vê há 20 anos. Ontem, ela recebeu uma ligação de um homem, que contou que Osires Fernandes, de 40, trabalhava ao lado da casa dele em Bertioga (SP).

O pedido por informações sobre Osires foi enviado por WhatsApp por Adriane para ser publicado na página "Aconteceu em Bertioga" no Facebook. Graças à repercussão do post, moradores da cidade se mobilizaram e encontraram Osires.

"Um conhecido da minha irmã disse que tinha visto Osires em Bertioga, mas procurei nas redes sociais e não encontrei nada. Depois da publicação, um homem me ligou dizendo que uma pessoa parecida com minha irmã trabalhava ao lado da casa dele. Me mandou uma foto e vi que era ele mesmo", conta.

Adriane tinha 17 anos quando o irmão decidiu deixar Irati (PR) em busca de emprego em São Paulo, e se lembra bem da saudade e da angústia causada pela falta de notícias de Osires. Na época, ele não tinha telefone celular e não entrou mais em contato com a família.

Os anos foram passando e as notícias de Osires nunca chegaram, porém, Adriane conta que, vez ou outra, pessoas vinham com notícias ruins. "Não acreditava que tinha acontecido algo com ele, mas boatos sempre surgiram. De qualquer forma, boa ou ruim, queria saber onde ele estava. Cheguei a procurar no IML", diz.

O reencontro

A família ainda programa o reencontro, mas, para Adriane, a emoção de ter ouvido a voz do irmão após 20 anos já é motivo de felicidade. Ela explicou que a maior parte dos familiares mora em Florianópolis, então é provável que Osires vá até Santa Catarina para reencontrar os irmãos. Ao todo, eles são em nove.

"Ele está bem, ficou muito feliz, conseguiu trabalhar todos esses anos e já tem uma filha. Ainda não sabemos como vai ser, porque no início do ano ele perdeu toda a documentação, então vamos ver quando vai ser a viagem", contou.

Adriane reconheceu a foto do irmão assim que a recebeu. De acordo com ela, quando jovens, Osires era o irmão mais próximo. "Quando vi a foto, sabia que era ele. Durante a ligação, a princípio não reconheci a voz dele. Mas depois tive certeza de que era meu irmão".