Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de SP reabre mais seis parques na segunda-feira (20)

Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, será reaberto na segunda-feira (20) - Divulgação
Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, será reaberto na segunda-feira (20) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/07/2020 09h41

Mais seis parques estaduais em São Paulo serão reabertos na segunda-feira (20). A reabertura, informou a secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, seguirá as mesmas medidas adotadas pelos outros nove parques reabertos na última semana, com restrições por causa da pandemia do novo coronavírus, como restrição e portões e horário de funcionamento.

Os parques da Juventude, Horto Florestal, Jequitibá, Jacuí, Biacica e Jardim Helena funcionarão de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários permanecerão com restrição.

A secretaria informou que recomenda visita ao parque apenas para atividades físicas individuais, como corridas, caminhadas, ciclismo.

A pasta disse ainda irá monitorar a situação nos espaços durante as primeiras semanas para decidir sobre a abertura integral.

Uso de máscara obrigatório

A secretaria informou ainda que em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas e que o uso de máscara segue obrigatório, assim como o distanciamento social.

"Os permissionários de alimentação devem seguir as regras específicas do setor e há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Não é recomendado o uso de quadras, campos e parquinhos", diz a pasta em nota.

Confira a lista de parques abertos:

Desde 13 de julho:

  • Villa-Lobos
  • Candido Portinari
  • Água Branca
  • Ecológico do Tietê

A partir de segunda-feira (20):

  • Juventude
  • Horto Florestal
  • Jequitibá
  • Jacuí
  • Biacica
  • Jardim Helena

Já o Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande) seguem os mesmos horários, e as visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal, órgão responsável pelas duas Unidades de Conservação, e obedecer o limite de 30% da capacidade. As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecerão fechadas.

Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico

As visitações podem ser feitas durante a semana, das 10h às 16h; aos sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. O Jardim Botânico estará fechado às segundas-feiras para manutenção.

Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada. Para visitação ao Zoo Safári, é permitido uso apenas de veículos particulares — o serviço de vans está suspenso.