Topo

Com uso de câmeras, Prefeitura de SP vai multar quem despeja entulho na rua

Sacos são colocados na calçada; nova lei vai multar quem jogar lixo e entulho nas ruas em São Paulo  - Felipe Pereira
Sacos são colocados na calçada; nova lei vai multar quem jogar lixo e entulho nas ruas em São Paulo Imagem: Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

01/10/2020 14h02

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), promulgou uma lei que autoriza a instalação de câmeras de vigilância nas ruas para fiscalizar o descarte de lixo e entulhos. A lei 17.480 foi publicada hoje no DO (Diário Oficial).

Agora, quem for flagrado por câmeras, vídeos ou outros meios eletrônicos de captação de imagens por agentes públicos será multado. O projeto é do vereador Dalton Silvano (DEM).

Os agentes de fiscalização poderão usar câmeras digitais, vídeos, sistemas de posicionamento geográfico, imagens de satélites, equipamentos computadorizados e outros meios tecnológicos que tenham registrado o ato infracional.

Caberá apenas aos agentes públicos o uso das fotos para a elaboração das multas.

A lei será regulamentada em um prazo de 60 dias após a publicação no DO, quando devem ser divulgados os valores das multas a serem aplicadas.

Segundo estimativa da Prefeitura, existem hoje cerca de 3.000 pontos de descarte irregular na cidade. Dalton Silvano acredita que a nova lei vai inibir muito a ação de pessoas e empresas que usam o espaço público como depósito de lixo.