Topo

Esse conteúdo é antigo

Enfermeiro cai durante voo de parapente e morre no Espírito Santo

Wanderley Nilo Barata caiu do parapente e morreu no ES - Reprodução/Redes sociais
Wanderley Nilo Barata caiu do parapente e morreu no ES Imagem: Reprodução/Redes sociais

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

21/12/2020 12h23

Um enfermeiro de 39 anos morreu durante um voo de parapente em Alfredo Chaves, na região serrana do Espírito Santo. Segundo informações de testemunhas, o equipamento de Wanderley Nilo Barata se fechou antes do pouso. Ele chegou a ser resgatado por um helicóptero da Polícia Militar.

A manhã na região de Cachoeira Alta era para ser de diversão para o enfermeiro, experiente no esporte havia dois anos. Segundo familiares, o voo estava tranquilo e era orientado por um profissional da área. Assim que Wanderley caiu, colegas tentaram socorrê-lo.

O local era de difícil acesso. O Corpo de Bombeiros foi acionado e informou que uma equipe de militares se deslocou por terra e fez o atendimento inicial, na tentativa de estabilizar a vítima, que apresentava quadro grave.

"Pela dificuldade de acesso à região e impossibilidade de retirada do ferido via terrestre, foi acionada a aeronave do Notaer, que realizou o resgate e deixou a vítima aos cuidados de uma ambulância, na área de pouso. O esportista foi levado até uma unidade de saúde do município", informou o Corpo de Bombeiros, por meio de nota. Wanderley não resistiu aos ferimentos.

Muito abalada, Nataly de Oliveira, cunhada da vítima, disse que a família ainda não consegue entender o que aconteceu, já que os equipamentos eram novos e o enfermeiro era muito cuidadoso com a segurança.

"A gente não tem ideia do que aconteceu. Ele era muito responsável, muito cuidadoso com as questões de segurança. Fez o curso em 2008, gostava do que fazia. É uma perda muito grande. Estamos todos abalados com essa situação", contou.

Profissional atuava no combate ao novo coronavírus

O enfermeiro trabalhava na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Colega de profissão, Elida Nunes lembrou com carinho do profissional. "Ano difícil esse né?! Lutou bravamente por diversas vidas nesta pandemia e agora também nos deixa. Um guerreiro e um cara da paz, um excelente profissional. Triste demais."

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo emitiu nota lamentando a perda do profissional. "Wanderley era enfermeiro no Pronto Atendimento de Cobilândia e técnico de enfermagem no Crefes, em Vila Velha. O Coren-ES manifesta solidariedade à família e aos amigos nesse momento de dor".

Wanderley era casado havia 13 anos e deixa uma filha de oito. Ele será enterrado no cemitério Parque da Paz, às 14h, em Cariacica, na Grande Vitória, onde morava.