Topo

Esse conteúdo é antigo

Garçonete denuncia ataque racista após cliente discordar de conta em bar

A garçonete vítima de racismo, Kássia Morgana Rodrigues - Reprodução/TV Anhanguera
A garçonete vítima de racismo, Kássia Morgana Rodrigues Imagem: Reprodução/TV Anhanguera

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/06/2021 13h32Atualizada em 08/06/2021 09h44

Uma garçonete, que trabalha em um bar em Anápolis, a 55 km de Goiânia (GO), abriu um boletim de ocorrência na Polícia Civil após ter sofrido ataques raciais por uma cliente insatisfeita com a conta do bar. Kássia Morgana Rodrigues, de 26 anos, disse à TV Anhanguera que, além das ofensas, ainda foi ameaçada com uma arma de fogo pelo pai da mulher. O caso ocorreu na quinta-feira (3).

"Ela falou: 'Você tem que desamarrar esse coque horrível, você é negra. Você tem que desamarrar esse cabelo velho e feio. Você não merece estar aqui, não merece esse serviço, amanhã eu vou mandá-lo [patrão] te demitir'", afirmou Kássia.

A cliente foi orientada a sair do restaurante, mas um tempo depois o pai da mulher retornou ao local cobrando satisfações. De acordo com testemunhas, ele teria levantado a camisa e mostrado uma arma.

"O pai dela me ameaçou. Eu quero uma medida protetiva contra ele. Eu não o conheço, não sei quem é", alegou a profissional que trabalha há dois anos no local.

Kássia registrou o caso e deve ser ouvida na Delegacia de Anápolis. Os outros envolvidos ainda serão intimados para depor, informou a TV Anhanguera.

Racismo x injúria racial

A Lei de Racismo, de 1989, engloba "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". O crime ocorre quando há uma discriminação generalizada contra um coletivo de pessoas. Exemplo disso seria impedir um grupo de acessar um local em decorrência da sua raça, etnia ou religião.

O autor de crime de racismo pode ter uma punição de 1 a 5 anos de prisão. Trata-se de crime inafiançável e não prescreve. Ou seja: no caso de quem está sendo julgado, não é possível pagar fiança; para a vítima, não há prazo para denunciar.

Já a injúria racial, como o caso investigado no Rio, consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem a fim de atacar a dignidade de alguém de forma individual. Um exemplo de injúria racial é xingar um negro de forma pejorativa utilizando uma palavra relacionada à raça.