Topo

Esse conteúdo é antigo

Caixas 'misteriosas' são encontradas em praias de Salvador

Dez caixas foram encontradas na Praia do Flamengo ontem e outras duas hoje - Divulgação/Limpurb
Dez caixas foram encontradas na Praia do Flamengo ontem e outras duas hoje Imagem: Divulgação/Limpurb

Do UOL, em São Paulo

03/08/2021 09h14Atualizada em 03/08/2021 13h53

Dez caixas foram encontradas nas praias de Salvador no início desta semana. A Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador) foi acionada ontem para a retirada de oito na Praia do Flamengo. Na manhã de hoje, mais duas foram achadas: uma na mesma localidade e a outra em Itapuã, em frente a Igreja da Vila Militar.

Segundo a Limpurb, as oito caixas encontradas ontem foram removidas da faixa de areia com o auxílio de um caminhão.

A Marinha do Brasil coletou uma amostra dos objetos para avaliar junto ao Instituto de Geociências da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

caixa - Divulgação/Limpurb - Divulgação/Limpurb
Caixa foi encontrada na manhã de hoje
Imagem: Divulgação/Limpurb

O restante do material foi entregue na Capitania dos Portos e ficará aos cuidados da Marinha do Brasil.

As outras duas novas caixas estão sendo removidas e também serão enviadas para a Capitania dos Portos.

Ao UOL, a Marinha do Brasil informou, por meio da CPBA (Capitania dos Portos da Bahia), que tomou conhecimento dos objetos no domingo. Em nota, a instituição afirmou que os fardos são compostos de material não identificado e que no dia 26 um material semelhante foi identificado na Praia da Costa de Sauípe, em Mata de São João (BA).

"Nas duas ocasiões, a CPBA enviou equipes de Inspeção Naval para as localidades, a fim de ampliar as informações e, caso pertinente, adotar as medidas cabíveis. Foi verificado que o material não apresenta características poluentes, assim seu devido descarte será realizado pelas autoridades competentes", diz comunicado.

A CPBA ainda informou que "no estado da Bahia não foram registrados acidentes náuticos na região que justifiquem o aparecimento dos 'pacotes sem
identificação' que estão sendo encontrados no litoral do Nordeste desde 2018."

Caixas nas praias do nordeste

Esta não é a primeira vez que os objetos são encontrados nas praias do Nordeste. Desde 2018, objetos semelhantes costumam atracar em praias de diferentes estados. Especula-se que eles sejam oriundos de destroços da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Na semana passada, dezesseis fardos de látex apareceram em praias do município de Coruripe, no litoral sul de Alagoas. Segundo a prefeitura, o material foi achado nas praias da Pituba (onde surgiram 9 caixas) e entre as de Ponta da Asa e Miaí de Baixo (7 fardos).