Topo

Esse conteúdo é antigo

Turistas se unem e passam 6h jogando água em orca até ela ser salva

Orca encalhada é salva por socorristas que jogaram água nela por seis horas - Reprodução/Twitter
Orca encalhada é salva por socorristas que jogaram água nela por seis horas Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/08/2021 18h07

Um grupo de turistas que passeava em um barco no Alasca (EUA), na última quarta-feira (29), se deparou com a presença de uma orca encalhada nas rochas à beira do mar. Para preservar a vida do animal, os turistas começaram a jogar água no animal até que a maré subisse.

Segundo o jornal norte-americano New York Times, a Guarda Costeira recebeu o primeiro chamado sobre o paradeiro do mamífero às 9h. Testemunhas disseram que ela tinha cerca de 6 metros de comprimento e estava a 1 metro acima da maré.

Chance Strickland, capitão do iate que estava na região, e sua tripulação interromperam a viagem para tentar o resgate. Como a orca pesa mais de duas toneladas, a única solução que encontraram foi encher baldes com água fresca e jogar o líquido para manter o bicho vivo. A estratégia também espantou algumas aves que viam no animal uma oportunidade de alimentação.

Logo, Strickland esperava que, quando a maré subisse, e o animal flutuasse de volta para o mar. Ele diz que conseguia sentir o desespero. "Não falo com orcas, mas ela não parecia muito feliz", brinca. "Havia lágrimas saindo de seus olhos. Foi muito triste."

O capitão do iate só deixou de socorrer quando a equipe de resgate dos EUA chegou ao local. Mas, somente às 14h, quando a maré subiu mais de 1 metro, ela conseguiu desencalhar e voltar ao mar.