Topo

Esse conteúdo é antigo

Verão começa com efeitos do La Niña e previsão de mais chuvas em SP; veja

Previsão é de calor, mas não fora do comum, e de redução nas chuvas  - Roland Denes/Unsplash
Previsão é de calor, mas não fora do comum, e de redução nas chuvas Imagem: Roland Denes/Unsplash

Do UOL, em São Paulo

21/12/2021 14h32Atualizada em 21/12/2021 20h44

O verão começou oficialmente no Brasil hoje e vai até o dia 20 de março de 2022, com muita influencia do La Niña. A estação teve início às 12h59, marcada pelo solstício de verão, quando o hemisfério sul da Terra, onde fica o Brasil, atinge sua máxima inclinação na direção do Sol.

O fenômeno facilita a passagem das frentes frias pelo Sul e pelo Sudeste do Brasil e faz com que a circulação dos ventos sobre o país concentre mais ar úmido no centro-norte. Por isso, deve haver menos chuva do que o normal nessa área em 2022.

Segundo os especialistas da Climatempo, o verão terá calor, mas não um calor fora do comum. A sequência de dias quentes será interrompida com frequência pela passagem das frentes frias e a entrada de ar frio de origem polar.

Veja a previsão para cada uma das 5 regiões do país segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Climatempo:

Região Norte

O verão deverá ter volumes de chuvas bem elevados e acima da média na maior parte da região. Contudo, há possibilidade de chuvas ligeiramente abaixo da média em áreas do oeste do Amazonas e Roraima. As temperaturas deverão prevalecer na média, exceto no norte do Pará e Amapá, onde a persistência das chuvas poderá amenizar as temperaturas e em Roraima, especialmente Boa Vista, com altas temperaturas.

A previsão é de precipitações acima da média em toda a região, exceto no Acre e no sudoeste do Amazonas. Em março, a região deve se preparar um período de muita chuva.

Região Nordeste

A previsão indica predomínio de chuvas acima da média, principalmente nas partes central e norte da região. Em algumas localidades do sul da Bahia, as chuvas poderão ficar mais próximas da média ou ligeiramente abaixo.

As temperaturas devem permanecer próximo e inferiores à média, exceto em Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Teresina, que devem registrar as temperaturas mais altas. Em março, a temperatura sobe em toda a região. Os estados do Maranhão e Piauí devem ter chuvas superando o acumulado de 450 milímetros.

Arte da Climatempo explica a ação do fenômeno La Niña no verão no Brasil - Climatempo - Climatempo
Arte da Climatempo explica a ação do fenômeno La Niña no verão no Brasil
Imagem: Climatempo

Região Centro-Oeste

A previsão indica maior probabilidade de chuvas acima da média em grande parte da região, exceto no sudeste de Goiás e sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde as chuvas podem ocorrer de forma mais irregular. As temperaturas serão acima da média em praticamente toda a região.

Região Sudeste

Para a região, a previsão indica chuvas acima da média em São Paulo e Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, os modelos apontam para acumulados de chuva abaixo da média, com possibilidade de ocorrência de chuvas mais generalizadas em março.

De modo geral, as temperaturas devem ficar acima da média durante a estação, principalmente em São Paulo capital, no sul do Rio, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. A previsão também aponta grandes oscilações de temperaturas, (dias muito quentes, seguidos de dias muito frios).

Região Sul

Na região mais sensível ao fenômeno La Niña deve ocorrer uma diminuição da precipitação de chuva. Curitiba e Florianópolis devem ter chuvas mais intensas do que o normal em janeiro, enquanto Porto Alegre e boa parte do interior do Rio Grande do Sul vão no sentido contrário.

A temperatura do ar deve permanecer acima da média histórica em praticamente toda a região. Os meteorologistas alertam para ventos fortes no interior do estado e na região serrana. A diferença de temperatura entre o litoral e o oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem chegar a 10º.