Topo

Esse conteúdo é antigo

'Tira a lancha, vai cair': Guia de turismo narra queda de pedra em cânion

Daniel Leite

Colaboração para o UOL, de Juiz de Fora (MG)

08/01/2022 15h25Atualizada em 08/01/2022 22h18

Turistas que estavam em uma embarcação em um cânion em Capitólio (284 km de Belo Horizonte) perceberam que haveria a queda de uma rocha antes do acidente que ocorreu neste sábado (8), de acordo com o relato de um guia de turismo que estava no local.

As pedras atingiram embarcações que levavam grupos de até 20 pessoas, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

O guia Pedro Henrique Cunha Chaves narrou ao UOL momentos de tensão. Ele afirma que não havia aviso dos órgãos oficiais de que o paredão apresentava riscos e poderia ceder.

Com a voz embargada, Chaves disse que percebeu que as pedras iriam cair sobre a lancha em que estava, e pediu para o condutor tirar a embarcação rapidamente.

Eu olhei pro piloto e falei 'tira a lancha, tira a lancha. Vai cair, tá caindo pedra'."
Pedro Henrique Cunha Chaves, guia de turismo

Na hora, o piloto chegou a duvidar, segundo Chaves. "Ele (disse): Pedro, não vai cair. Eu falei 'tira, por favor'", conta.

O guia turístico lembra que, segundos depois, aconteceu a tragédia. "Ele tirou a lancha, a gente andou 500 metros pro lado, a pedra caiu e acertou outras lanchas", descreveu, quase em prantos. Ninguém da embarcação em que ele estava se feriu.

"A gente não espera. Mas a gente sabe que a natureza nos surpreende."

Queda de pedra em cânion

Até as 21h30, havia sete mortes confirmadas. De 70 a 100 pessoas estavam no local, que foi isolado e fechado.

Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que o impacto das pedras causa uma forte onda e atinge lanchas no local (veja acima). Também há imagens de resgate das vítimas — incluindo crianças.

De acordo com Aihara, quatro embarcações foram atingidas pela rocha que desabou, sendo duas diretamente afetadas. Será realizada perícia na região e uma avaliação para definir se há riscos de novos rompimentos.

No fim da manhã, a Defesa Civil de Minas Gerais havia emitido um alerta para chuvas intensas na região de Capitólio com possibilidade de "cabeça d'água". "Evite cachoeiras no período de chuvas", diz o texto.