Mulher com Alzheimer deixa bilhete oculto com pedido: 'Nunca falou isso'

Maria Pinilla Porta, conhecida como Mary, de 77 anos, causou emoção com um recado escrito à mão e escondido atrás da porta do guarda-roupa da casa onde morava.

A imigrante espanhola, que hoje vive em Dourados (MS), enfrenta um estágio avançado da doença de Alzheimer e expressou o desejo de ajudar outras pessoas por meio da doação de órgãos, quando morrer.

O bilhete foi encontrado quando a família organizava o antigo apartamento de Mary.

Família e amigos, sou doadora total de órgãos. O pulmão, não. Fumei muitos anos. O fígado é virgem, nunca bebi. As córneas, ok. O coração, ok. Os rins, ok. E tudo o que puderem aproveitar. Obrigada.

A história foi contada pela neta, a estudante Sofia Moura, de 23 anos, nas redes sociais. O vídeo com o relato teve 236 mil visualizações e mais de 36 mil curtidas.

@sofiaespinosamoura

Fomos esvaziar o apartamento da minha avó e achamos essa surpresa ??

? som original - Sofia Espinosa Moura

Mary trabalhou ao longo da vida como economista e jornalista em Curitiba, onde viveu com o marido, médico, antes de se mudar para Dourados.

Ela era economista e trabalhou como colunista de jornal por muito tempo. Eu fiquei extremamente emocionada ao saber que ela tinha esse desejo de ser doadora. Ela nunca falou para nós isso, por ser muito reservada.

Entre os comentários, no vídeo no TikTok, estão: "Imagina ela chorando escrevendo isso", "faz um quadro", "que pessoa incrível ela é. Consciente de suas ações, tem força, coragem e generosidade".

Continua após a publicidade

Mary vem sendo cuidada pela família — ela mora com Sofia, outra neta, a filha e o genro — devido às limitações impostas pelo avanço do Alzheimer. Segundo Sofia, Mary caminha, se alimenta sozinha e faz atividades como fisioterapia e aula de artes. Ela descobriu a doença em agosto de 2020.

Mary e a neta, Sofia; bilhete foi encontrado quando a família organizava o antigo apartamento de Mary
Mary e a neta, Sofia; bilhete foi encontrado quando a família organizava o antigo apartamento de Mary Imagem: Arquivo pessoal

"Ela sempre foi uma avó moderna nas roupas, usava Facebook, WhatsApp, levava eu e minha irmã para passear, e sempre foi uma super avó, querida por todos", comenta.

Segundo Sofia, a família recebeu o desejo de Mary com gratidão e admiração — e a neta afirmou que pretende honrar o pedido de Mary, se for possível e quando chegar a hora apropriada.

Como funciona a doação de órgãos?

Para ser um doador de órgãos, basta avisar aos familiares. A lei brasileira exige o consentimento da família para a retirada de órgãos e tecidos para transplante. Não existe um limite de idade para a doação de órgãos — o que determina se o órgão é viável para o transplante é o estado de saúde do doador. Algumas condições, no entanto, podem restringir limites de idade em situações específicas, e isso será avaliado pelas equipes de saúde responsáveis pelo procedimento.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.