Topo

Brasil concede asilo político a senador boliviano abrigado na embaixada brasileira em La Paz

Roger Pinto Molina está abrigado há mais de uma semana na embaixada brasileira em La Paz - Gaston Brito/Reuters
Roger Pinto Molina está abrigado há mais de uma semana na embaixada brasileira em La Paz Imagem: Gaston Brito/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/06/2012 16h28

O governo brasileiro decidiu nesta sexta-feira (8) conceder asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina, que está há mais de uma semana abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz, capital da Bolívia.

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo justifica a decisão com base nas "normas e prática do Direito Internacional Latino-Americano e no artigo 4.º, inciso X, da Constituição Federal", que fala sobre a concessão de asilo político.

No dia 28 de maio, Molina pediu asilo ao governo brasileiro dizendo sofrer perseguição por conta da sua atuação em defesa dos direitos humanos no país. Ele chegou a enviar uma carta à presidente Dilma Rousseff e outra ao embaixador do Brasil na Bolívia, Marcelo Biato.

Dias atrás, porém, o governo do presidente da Bolívia, Evo Morales, negou a perseguição a Molina. De acordo com assessores de Morales, o senador é suspeito de corrupção e desvio de recursos públicos, além de não prestar esclarecimentos à Justiça do país.

No pedido de asilo político encaminhado ao governo do Brasil, Molina não menciona as suspeitas levantadas pelo governo Morales. (Com Agência Brasil)