Brasil concede asilo político a senador boliviano abrigado na embaixada brasileira em La Paz
O governo brasileiro decidiu nesta sexta-feira (8) conceder asilo político ao senador boliviano Roger Pinto Molina, que está há mais de uma semana abrigado na Embaixada do Brasil em La Paz, capital da Bolívia.
Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo justifica a decisão com base nas "normas e prática do Direito Internacional Latino-Americano e no artigo 4.º, inciso X, da Constituição Federal", que fala sobre a concessão de asilo político.
No dia 28 de maio, Molina pediu asilo ao governo brasileiro dizendo sofrer perseguição por conta da sua atuação em defesa dos direitos humanos no país. Ele chegou a enviar uma carta à presidente Dilma Rousseff e outra ao embaixador do Brasil na Bolívia, Marcelo Biato.
Dias atrás, porém, o governo do presidente da Bolívia, Evo Morales, negou a perseguição a Molina. De acordo com assessores de Morales, o senador é suspeito de corrupção e desvio de recursos públicos, além de não prestar esclarecimentos à Justiça do país.
No pedido de asilo político encaminhado ao governo do Brasil, Molina não menciona as suspeitas levantadas pelo governo Morales. (Com Agência Brasil)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.