Topo

Rainha Elizabeth 2ª rebaixa status de Kate Middleton na família real

Do UOL, em São Paulo

04/07/2012 06h00

Pouco depois das comemorações do seu Jubileu de Diamante, a rainha Elizabeth 2ª revisou as regras da Ordem de Procedência da Casa Real e determinou que, a partir de agora, Kate Middleton, 30, terá de fazer reverência às filhas do príncipe Andrew e de Sarah Ferguson, princesas Beatrice, 23, e Eugenie, 22.

A revisão considera que Beatrice e Eugenie são princesas com sangue real, enquanto a duquesa de Cambridge Catherine Middleton é uma plebeia que só entrou para a família real porque se casou com o príncipe William.

“É uma humilhação total para Kate”, afirmou à revista “Life & Style” uma fonte próxima ao casal. “É como um rebaixamento na família real e por ordem da rainha”. Segundo a fonte, as novas regras foram impostas para mostrar a Kate que “só porque ela é popular, não significa que seja tão importante quanto a rainha ou qualquer outra pessoa que tenha nascido na família real”.

A nova regra só vale quando Kate estiver sozinha, seja em locais públicos ou ambientes restritos à família real. Quando ela estiver com o príncipe William, conseguirá um upgrade instantâneo de status e não precisará se curvar. Kate já precisa fazer reverência à rainha, ao duque de Edimburgo, ao príncipe Charles e à duquesa de Cornualha, Camilla Parker Bowles, independente de estar ou não acompanhada do príncipe William.

O príncipe William teria ficado desolado com a decisão, por não querer que sua mulher enfrente as mesmas dificuldades enfrentadas por sua mãe, que também era plebeia.

A imprensa internacional vê na atitude da rainha um castigo imposto a Kate por sua popularidade, que tem ofuscado Elizabeth 2ª, como já havia ocorrido com Diana, a ‘princesa do povo’. Há rumores de que a rainha teria pedido a William e Kate que adiassem qualquer tentativa de se tornarem pais para depois das festividades do jubileu.