Topo

Polícia inglesa usa taser contra cego ao confundir bengala com espada de samurai

O aposentado Colin Framer, 61, que teve sua bengala confundida com uma espada de samurai pela polícia   - Reprodução/Daily Mail
O aposentado Colin Framer, 61, que teve sua bengala confundida com uma espada de samurai pela polícia Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 12h32

Um aposentado de 61 anos teve sua bengala confundida com uma espada de samurai pela polícia britânica e foi atingido por uma taser, arma de eletrochoque, de cerca de 50 mil volts.

Colin Framer foi atacado no meio da rua por um policial quando se dirigia a um restaurante para encontrar um grupo de amigos, na cidade de Chorley, em Lancashire, Inglaterra. O aposentado é cego e sofre de uma paralisia parcial, consequência de dois derrames.

"Esse taser poderia ter me matado. Quero este oficial preso, acusado e trancado porque não há desculpa para uma atitude dessa, sem nenhuma abordagem, contra uma pessoa debilitada", disse Framer ao Daily Mail.

O aposentado disse ainda que, na hora do ataque, achou que estivesse sendo assaltado e sentiu todos os ossos do corpo se contraindo. "Achei que estava tendo outro derrame e não durmo desde então".

A polícia se desculpou pelo ocorrido. O chefe da polícia de Chorley, Stuart Williams, disse que o policial chegou ao local após uma denúncia feita à central de que um homem estava andando pelas ruas com uma espada. "No entanto, o policial falhou em não abordar a vítima e partir direto para o ataque", reconheceu Williams.

Foi aberta uma investigação para apurar a conduta do policial. Atualmente, existem cerca de 12 mil tasers nas mãos de policiais na Inglaterra. As informações são do Daily Mail.

Agente penitenciário é flagrado vendendo arma de choque