Topo

Dilma recebe presidente do Uruguai no Palácio do Planalto; cúpula do Mercosul acontece hoje

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

07/12/2012 09h14Atualizada em 07/12/2012 09h31

A presidente Dilma Rousseff recebe agora o presidente uruguaio José Mujica no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo em Brasília.

O encontro acontece antes do café da manhã com os chefes de Estado do Mercosul e países associados, marcado para às 9h no Palácio Itamaraty.


Também são esperados para o evento os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Correa (Equador).

Devido à suspensão do Paraguai no bloco, em junho passado, o atual presidente paraguaio, Federico Franco não virá ao evento. O país foi suspenso depois da cassação do então presidente Fernando Lugo – o fato contrariou o Protocolo de Ushuaia, o qual estabelece que o país signatário que não respeitar os preceitos democráticos não poderá permanecer no Mercosul.

 

Mercosul

Criado em 1991, o Mercosul (Mercado Comum do Sul) é composto por cinco “Estados partes”, ou membros plenos: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela e tem como "Estados associados", a Bolívia e o Chile (desde 1996), e a Colômbia e Equador, (desde 2004).

O objetivo do bloco é consolidar a integração política, econômica e social entre os países.

De acordo com Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Mercosul  representa a 5ª economia mundial, com um PIB de US$ 3,3 trilhões, quase 80% da América do Sul e um mercado de 275 milhões de pessoas.

O Brasil ocupa a presidência Pro Tempore e, por isso sedia a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados. O próximo país a receber a presidência rotativa do bloco é o Uruguai, com duração de seis meses. Em paralelo ao evento, ocorre o I Fórum Empresarial do Mercosul, que reúne as comunidades empresarias do bloco para discutir os desafios do processo de integração.